Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo recebe Diploma de Honra ao Mérito em Sessão Solene

Representantes do Coren-SP falaram sobre os avanços alcançados em 2025, ano em que o órgão chega ao cinquentenário

Mais lido

A Câmara Municipal realizou, na noite de sexta-feira (12), a entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). A honraria foi proposta pelos vereadores Dr. Lelo (Republicanos) e Enfermeiro Delmiran (PL). O vereador Marcelinho (Progressistas) esteve presente na solenidade.

            “Em 2025, o conselho completa 50 anos enfrentando dificuldades e lutando por melhorias para a classe”, declarou a conselheira Bruna Busnardo, do Coren-SP. “Em Araraquara, entre auxiliares, técnicos e enfermeiros, há 3.603 profissionais de enfermagem dos quais o conselho tem buscado se aproximar. Essa aproximação que temos feito com o nosso interior é para valorizar os profissionais do Brasil todo e, principalmente, do nosso estado”, afirmou.

            Para a secretária de Saúde, Emanuelle Laurenti, o Coren-SP tem se mostrado atuante na cidade. “Além de fiscalizar, o órgão tem contribuído com comitês de ética e desempenhado ações de educação, por meio de cursos e palestras. É graças a vocês que nós estamos conseguindo essas capacitações muito importantes para o município e região”, disse, agradecendo a atuação dos profissionais de enfermagem e o Coren-SP.

            “Enfermeiros, técnicos e auxiliares participam do acolhimento, das pré e pós-consultas, da vacinação, da aplicação de curativos e de diversas outras funções”, destacou Dr. Lelo, complementando que “não é possível imaginar uma unidade de saúde sem a enfermagem” e que a classe merece maior valorização. Para o vereador, “o Coren é parte importante da história da área, já que, ao fiscalizar e orientar os profissionais, também beneficia a população”.

            “O Conselho se tornou referência nacional, tanto na fiscalização quanto no amparo técnico aos profissionais, além de promover debates, pesquisas e políticas públicas que fortalecem a enfermagem e impactam diretamente a qualidade do cuidado oferecido à população”, disse Delmiran, ressaltando que tem acompanhado a importância do Coren para a saúde pública e que a celebração do cinquentenário do órgão representa o reconhecimento de uma trajetória “construída com esforço, resistência e compromisso com a vida”.

            Após receber a honraria, o 1º tesoureiro do Coren-SP, Luciano Robson dos Santos, relembrou a história do órgão e elencou avanços alcançados em 2025, como a ampliação do atendimento digital, o uso de um novo aplicativo, os postos “Atende Coren”, em parceria com o Poupatempo, a consolidação de comissões de ética, a ampliação de iniciativas de qualificação e a participação no debate público sobre saúde.

            “Receber o Diploma de Honra ao Mérito é reconhecer a força de uma categoria que sustenta a saúde paulista todos os dias, com dedicação, competência e humanidade”, declarou. “Esta homenagem pertence a toda a enfermagem paulista, enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes que fazem da nossa profissão um compromisso permanente com a vida.”

            Sobre o Coren-SP

            O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) foi instalado em 1975 com a responsabilidade de disciplinar e fiscalizar o exercício profissional da enfermagem.

            Com mais de meio milhão de profissionais inscritos, o Coren-SP é o maior conselho regional de enfermagem do Brasil e atua na fiscalização das atividades, na orientação técnica, na promoção de eventos científicos e educativos e na implementação de políticas públicas em saúde.

Mais Artigos

Últimas Notícias