sexta-feira, 23, fevereiro, 2024

Cursinho popular Cuca completa 30 anos e recebe homenagem da Câmara Municipal 

Sessão Solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito foi realizada no Instituto de Química da Unesp

Mais lido

Com 30 anos em atividade, o Cursinho Unificado do Campus de Araraquara (Cuca) recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal, em homenagem de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB). A honraria foi entregue em Sessão Solene no Instituto de Química (IQ) da Unesp Araraquara na última sexta-feira (10). 

O Cuca é um projeto iniciado na Unesp em 1993 e também conta com parcerias das prefeituras de Araraquara (desde 2004) e Boa Esperança do Sul (2005). Seu principal objetivo é preparar alunos oriundos de escolas públicas nos estudos para vestibulares e provas de acesso ao ensino superior. 

“Quando entrei no Cuca, compreendi que era muito mais que um cursinho. No Cuca, a gente formava os melhores professores da cidade, jovens que tinham o sonho de construir uma educação diferente. O Cuca é sobre sonhos. Quando alguém vai prestar o processo seletivo, tem o sonho de entrar na universidade. Esse sonho nem sempre é só do aluno. Muitas vezes, também é da mãe, do pai, dos familiares e amigos que estão junto com ele acreditando”, afirmou Bianco, que foi coordenador do Cuca Centro Noite durante três anos. 

“Tenho um prazer enorme de dizer que, no meu currículo, eu passei pelo Cuca. A gente tem um cursinho que resiste e existe há 30 anos. Vida longa ao Cuca. Que venham os próximos 30. A gente acredita que, sim, é possível ‘pintar’ a nossa universidade de povo. E o Cuca faz parte disso”, complementou o vereador e autor da homenagem. 

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), o chefe do Gabinete do Prefeito, Renato Ribeiro, relembrou sua passagem como professor e coordenador do Cuca e enalteceu a representatividade do cursinho para Araraquara e região. “A importância desse projeto é garantir o acesso à educação, fortalecer a nossa juventude e, principalmente, aquela juventude que mais carece das políticas públicas e que vai conseguir acessar a universidade e ter um futuro diferente daquele que seria traçado sem essa intervenção do programa. Parabéns a todos vocês pelo trabalho”, acrescentou. 

A diretora adjunta do IQ/Unesp e coordenadora geral do Cuca, Profª. Dra. Denise Bevilaqua, agradeceu a Bianco e à Câmara Municipal pela homenagem. “É um dia emocionante. O Cuca tem e teve relevância enorme na vida de muitas pessoas. A gente consegue colaborar para que os jovens possam sonhar. O projeto possibilita que pessoas de baixa renda, que não teriam possibilidade de pagar, possam fazer um cursinho. É uma honra fazer parte disso”, disse a coordenadora, que também agradeceu a todos que trabalharam no projeto ao longo dos últimos 30 anos. 

A supervisora pedagógica do Cuca, Carolina Borghi Mendes, afirmou que o cursinho é um dos projetos mais importantes e consolidados da Unesp em Araraquara. “Como projeto de extensão, o Cuca tem o compromisso de atuar junto à comunidade. Com as parcerias estabelecidas, foi possível ampliar essa atuação e ofertar mais vagas a cada ano. A gente almeja contribuir com a democratização do acesso ao ensino superior, mas também é importante lembrar que o Cuca é um espaço de luta por uma educação gratuita de qualidade”, destacou. 

Raiane dos Anjos Pereira, ex-coordenadora pedagógica e professora do Núcleo Cuca IQ, também falou em nome da equipe do cursinho. Ela relembrou seu histórico humilde, em bairro periférico de Jacareí (SP), sua entrada na Unesp e a experiência com os alunos do Cuca. 

“Em 2021, no primeiro dia de aula [de faculdade], eu dei de cara com uma menina que foi minha aluna e passou a ser colega. É muito emocionante ver as aprovações e ver que as pessoas estão sentadas ao nosso lado, na mesma aula que a gente. Isso eu vou levar para o resto da vida. A coordenação foi outra experiência, de ir mais a fundo na educação popular. Que esses 30 anos sejam só os primeiros e venha muito mais luta pela frente”, afirmou Raiane.  

Também estiveram presentes no evento a coordenadora técnica da Educação de Jovens e Adultos, Helena Silva de Oliveira; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva; o coordenador do Procon Araraquara, Rodrigo Martins; o vereador Maicon Rios (Republicanos), de Américo Brasiliense; além de professores e alunos do Cuca e funcionários do IQ/Unesp. 

Histórico 

O Cuca foi fundado em 1993 por um grupo de estudantes das quatro unidades da Unesp Araraquara. Com apoio do Instituto de Química e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), transformou-se em Projeto de Extensão Universitária em 1997. 

O cursinho complementa a educação em nível médio de jovens com carência socioeconômica comprovada para os exames vestibulares das universidades públicas e privadas. 

Graduandos da própria Unesp são os professores do Cuca, o que permite que tenham contato com a realidade de alunos das escolas públicas de ensino médio com defasagem de desenvolvimento conceitual, fazendo-os criar em sala de aula mecanismos para a melhoria da qualidade do processo ensino–aprendizagem. 

Ao todo, o projeto conta com o envolvimento de 69 bolsistas, entre supervisor pedagógico, professores, coordenadores e auxiliares. Das 69 bolsas, dez estão vinculadas à Proex, 41 ao convênio com a Prefeitura de Araraquara e 18 com a Prefeitura de Boa Esperança do Sul. 

Atualmente, o Cuca atende 290 estudantes que ingressam através de processo seletivo que analisa as condições socioeconômicas e os conhecimentos básicos do ensino médio do candidato. O projeto tem possibilitado o acesso dos alunos a instituições de ensino superior públicas e privadas, além do ingresso no mercado de trabalho por meio de concursos públicos. 

São quatro núcleos: Cuca IQ Noite, Cuca Centro Manhã e Cuca Centro Noite — ambos em parceria com a Prefeitura de Araraquara —, além do Cuca BES — convênio com a Prefeitura de Boa Esperança do Sul. 

As inscrições para o processo seletivo de 2024 nos três núcleos de Araraquara estão abertas até o próximo dia 20 de dezembro de forma online. No caso de Boa Esperança do Sul, o prazo é até o dia 30 deste mês. Mais informações podem ser encontradas no site do Cuca

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias