O curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara promove o workshop “Culinária Funcional, Saúde e Inclusão: Receitas para Nutrir o Corpo, a Alma e o Coração” no dia 19 de maio, a partir das 19h, na Cozinha Experimental, localizada na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). Os interessados devem se inscrever no endereço www.uniara.com.br/eventos/workshop-culinaria-funcional, onde constam os valores para participação. As vagas são limitadas.
A atividade será ministrada pela nutricionista e chef de cozinha funcional Carla Pires. “O workshop tem como objetivo trabalhar releituras saudáveis e inclusivas de receitas que despertam memórias afetivas, resgatando tradições, histórias, a transmissão das habilidades culinárias e a valorização do ato de cozinhar. Farei a demonstração passo a passo de três receitas inclusivas, recheadas de afeto e brasilidade, que serão degustadas pelos participantes ao final do curso”, conta Pires.
Ela comenta que “alimentar-se bem é respeitar o tempo de cada ingrediente, é valorizar a diversidade de cada prato e a alegria de tudo mais que alimenta verdadeiramente corpo, alma e coração”. “Comer envolve significados, saberes e sabores, pensamentos, sentimentos e emoções, e não exclui o biológico, mas vai além dele: comer é celebrar a vida”, diz.
Existem alimentos ou receitas que são, em suas palavras, “pura emoção”. “Trazem uma memória afetiva tão especial, que tem o poder de nos transportar para outro lugar. Isso é comfort food – comida afetiva, que abraça, de mãe, de verdade -, e todos temos direito a essas memórias”, aponta a chef.
De acordo com a nutricionista, cada dia mais acreditamos que é impossível dissociar cozinha de afeto. “Por isso, a culinária saudável, afetiva e inclusiva é uma proposta na qual a comida deve ser pensada como um instrumento, uma ferramenta de acolhimento e integração entre as pessoas. Traz a necessidade de repensar o ato de cozinhar e compartilhar alimentos a partir do reconhecimento de que cada pessoa possui uma necessidade alimentar diferente”, explica.
Ao promover a inclusão, há descoberta de novos sabores, segundo Pires. “Contribuímos para a construção de um novo significado do ato de cozinhar, centrado na empatia e no reconhecimento da diversidade alimentar como uma oportunidade de acolhimento e solidariedade”, ressalta.
A coordenadora da graduação, Ana Carolina Carneiro, conta que o curso de Nutrição procura promover diversas atividades, sendo algumas extraclasse. “Esse será o primeiro workshop do ano. Vamos procurar fazer mais vezes. A Carla trabalha com cozinha funcional há bastante tempo e já fez uma parceria conosco, quando foi uma das juradas do concurso de culinária que fizemos. O objetivo é colocar os alunos em contato a nutrição funcional que, hoje em dia, é bastante requisitada pelos próprios pacientes”, finaliza.
Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.