quinta-feira, 29, fevereiro, 2024

Curso de Português para Imigrantes forma 1ª turma neste sábado (9)

Atividade compõe a programação da Semana dos Direitos Humanos

Mais lido

Neste sábado (9), às 15h, o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA), localizado na Rua Voluntários da Pátria, 2154, Centro, receberá a solenidade de entrega dos certificados para a primeira turma do Curso de Português para Imigrantes, que visa proporcionar a esse público uma oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas no idioma utilizado no Brasil, facilitando assim sua comunicação e participação ativa na sociedade.

A atividade, que contará com a presença do prefeito Edinho, integra a programação da Semana dos Direitos Humanos “Cidadania além das fronteiras: a proteção como direito”, promovida pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular e da Coordenadoria dos Direitos Humanos.

O Curso de Português para Imigrantes é uma capacitação realizada por meio de uma parceria entre Escola de Governo, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Unesp, Rede de Atenção ao Migrante Internacional e o Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara.

A coordenadora executiva de Direitos Humanos, Renata Fattah, falou sobre a importância dessa capacitação. “O imigrante, ao chegar em nosso país, enfrenta diversos obstáculos, sendo um dos maiores a falta de conhecimento da língua portuguesa, o que o afasta do mercado de trabalho e do ensino educacional, contribuindo para a vulnerabilidade social. O Curso de Português para Imigrantes tem como finalidade ensinar e inserir essa população na sociedade de maneira mais acolhedora”, apontou.

A primeira turma se formará neste sábado após concluir o curso em agosto, mas já existe uma segunda turma com aulas em andamento na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelos telefones (16) 3327-7253 e (16) 99769-7548.

Semana dos Direitos Humanos
A Semana dos Direitos Humanos teve início na última sexta-feira (1º) e já contou com diversas atividades, como o espetáculo teatral “Apátridas” no Palacete das Rosas, a Feira das Nações na Praça do Daae, o espetáculo teatral “Dois surdos e dois sujos”, com a Cia LibrArte no Sesc, a posse da Comissão do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Pessoa Imigrante e o Mutirão da Pessoa com Deficiência.

A programação será encerrada neste domingo (10), com o 1º Torneio de Futsal Feminino “Esther Martins dos Santos”, que acontecerá das 8h às 18h no Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão. O torneio presta uma homenagem à atleta da Ferroviária que faleceu no dia 4 de novembro do ano passado, após sofrer um mal súbito durante o treinamento no CT do Pinheirinho. Esther tinha 15 anos e defendia o time sub-17 das Guerreiras Grenás. O torneio será disputado em uma categoria livre, para atletas a partir de 15 anos. 

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias