Damiano Neto renuncia à Presidência do PP e pede sua desfiliação do partido

Ex vice-prefeito alegou divergências irreconciliáveis de posicionamento político-ideológico adotado recentemente pela agremiação local

Mais lido

Por José Augusto Chrispim

O ex vice-prefeito de Araraquara, Damiano Neto, renunciou ao cargo de presidente do Partido Progressistas (PP) e pediu a sua desfiliação ao presidente da agremiação nesta sexta-feira (3).

Falando à reportagem de O Imparcial, Damiano relatou que não concordou com a posição tomada pelos membros do partido pelo alinhamento ao bloco político do governo eleito, liderado pelo PL (Partido Liberal), ao qual o PP Araraquara fez oposição nas Eleições 2024.

“Eu respeito a democracia e o voto de cada vereador, mas, como presidente do partido, acredito que deveria ter sido consultado antes da eleição”, falou Damiano.

Futuro

Damiano foi vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico nos últimos dois mandatos e esteve à frente do PP como presidente dando apoio ao governo Edinho Silva (PT).

Perguntado sobre qual será seu futuro na política, disse que já foi procurado por alguns partidos, mas ainda não se decidiu em qual agremiação deve se filiar em breve.

Ele enviou uma carta comunicando os membros do partido sobre a sua desfiliação e renúncia à presidência. O Imparcial teve acesso exclusivo à carta.

Leia a carta na íntegra:

Caros amigos e amigas Progressistas, passando aqui para comunicar formalmente minha renúncia ao cargo de Presidente da Comissão Provisória do Progressistas de Araraquara e também minha desfiliação voluntária.

Já encaminhei carta/e-mail hoje mesmo ao Presidente Estadual Dep. Fed. Mauricio Neves e demais membros.

Essa decisão decorre de divergências irreconciliáveis de posicionamento político-ideológico adotado recentemente pela agremiação local. Sem qualquer consulta à presidência da Comissão Provisória e sem sequer ter sido realizada comunicação prévia, este membro tomou conhecimento, em razão de publicação em redes sociais dos vereadores eleitos do Progressistas, que foi realizado alinhamento desta agremiação ao bloco político do governo eleito, liderado pelo PL (Partido Liberal), ao qual o PP Araraquara fez oposição nas Eleições 2024.

Por evidente, compreende-se que a ordem democrática exige conciliação, o que é salutar. Todavia, conciliar não significa alienar valores e ética pessoais, de forma que a mudança de rota nos rumos do PP Araraquara distanciou os princípios que defendo dos atuais objetivos do partido.

Reafirmo que esta decisão é estritamente voluntária e consciente, conforme previsto no Estatuto do Partido.

Agradeço a confiança e o apoio recebido por todos vocês durante minha gestão de 08 anos e desejo que o partido continue a trilhar um caminho de sucesso e respeito aos seus filiados e eleitores.

Me coloco à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.

Gratidão por toda parceria e e confiança.

Forte abraço!

Damiano Barbiero Neto

Presidente da Comissão Provisória do Partido Progressistas de Araraquara

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias