Na próxima terça-feira, 22 de agosto, data em que se comemora o aniversário de 206 anos de Araraquara, será realizado o tradicional Desfile Cívico, que neste ano traz o tema “Araraquara em verso, prosa e poesia – Cidade Educadora, Cidade Leitora”. O evento costuma reunir um grande público, entre alunos de escolas municipais e estaduais, programas municipais e instituições participantes. A atividade é realizada pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Educação. Para contar detalhes sobre o evento, o “Canal Direto com a Prefeitura” desta terça-feira (15) contou com a participação da coordenadora executiva de Políticas Educacionais, Márcia Maria da Costa, e da gerente de Ações de Proteção Contra Doenças Endêmicas no Ambiente Escolar na Educação Infantil, Silvia Theodoro.
Márcia falou sobre a relevância do tema escolhido. “Com esse tema, nós expressamos um movimento muito forte que a Secretaria Municipal da Educação vem desenvolvendo, que é um trabalho muito expressivo na questão da literatura e da leitura. Sabemos que o Brasil já tem um problema e é importante falar sobre isso, pois a questão da leitura no Brasil ainda é um desafio para o nosso país. Segundo uma pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2015, o Brasil tinha 56% de brasileiros leitores. Em 2019 e 2020, a última pesquisa revelou uma queda para 52%. E é bastante preocupante o que vai acontecer depois da pandemia, com os impactos do fechamento das escolas e tudo o que aconteceu. Diante dessa problemática trazida pela pandemia e os problemas educacionais, a secretaria desenvolveu um importante projeto que é o programa Educa Mais Araraquara, que é constituído de vários projetos estratégicos, dentre eles tem um muitíssimo importante que tem muita relação com isso, que é o Mais Leitura, Mais Leitor. Esse projeto propõe mais leitura, mais livros na vida das crianças, tanto na escola quanto permite que levem também para as casas, por meio do acervo literário que vai para as famílias. Então, com esse tema, desejamos engajar toda Araraquara em um movimento por uma cidade leitora”, comentou.
Ela acrescentou que os participantes do Desfile Cívico vão apresentar os trabalhos que as escolas realizaram e tudo que diz respeito à literatura na nossa cidade. “Vão participar todas as escolas municipais. Temos um número de 46 CERs, que vem com representantes, famílias e professores, depois as escolas de ensino fundamental, integral, e o EJA também. Só de escolas da Prefeitura, temos uma média de 70 escolas. Depois temos também os participantes de um modo geral. Nós temos escoteiros, temos banda, temos exposição de carros, temos instituições sociais e educacionais, temos as corporações da polícia e temos também empresas. Temos ainda o Clube do Pedal e temos o haras de tropa, de cavaleiros. Será um desfile bastante diversificado de participantes. E tem aquele sabor especial do desfile, com vendedor ambulante, balões coloridos e a presença das famílias”, salientou Márcia.
Silvia também citou mais detalhes do evento. “O desfile será na Avenida Bento de Abreu e o percurso será da rotatória da CTA até a rotatória do Monumento do Soldado, com início às 8h. Nós teremos cinco locais de concentrações, com horários de chegada a partir das 7h20. Esperamos todos para um desfile fantástico, emocionante. Será o melhor de todos os desfiles porque todo ano a intenção é melhorar. Esse ano vai ser perfeito. Aguardamos todos lá”, convidou.