segunda-feira, 20, maio, 2024

Dia do Choro: nesta terça (23) tem “Choro na Praça Especial” no coreto da Praça Pedro de Toledo

Roda de choro com Milton Mori (SP) e músicos do Projeto Choro na Praça; apresentação é gratuita

Mais lido

O bandolinista Milton Mori é um nome de peso no cenário da música brasileira, conhecido pelo programa musical com ritmos e temas regionais brasileiros “Sr. Brasil” da TV Cultura, que foi apresentado por Rolando Boldrin. O músico é o convidado do “Choro na Praça Especial”, que será realizado no coreto da Praça Pedro de Toledo, nesta terça-feira, 23 de abril, das 20h às 22 horas.

A programação gratuita da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, realiza o “Choro na Praça Especial” a fim de celebrar o Dia do Choro, comemorado em 23 de abril

“Temos um apreço por fazer parte deste movimento de reconhecer o Chorinho como patrimônio cultural. Nossa cidade tem músicos referenciais no gênero e, no Dia Nacional do Choro, num ano tão especial para o choro, vamos celebrar da melhor forma possível”, defende o diretor da Fundart, Weber Fonseca. “Faremos uma edição retomando e ocupando o coreto da Praça Pedro de Toledo, um patrimônio cultural na paisagem urbana e cultural de Araraquara”, pontua.

Eloi Brito, Pedro Luiz Freitas, Junior Barros, Oliver Kofi, Rodrigo Pereira, Nemias Santana, Henrique Brandão e Guga Pires são os músicos de Araraquara participantes do projeto Choro na Praça, que ocorre mensalmente na cidade. Eles preparam uma roda de choro em homenagem ao mestre Pixinguinha e recebem o músico paulistano Milton Mori acompanhado por: Alcides Prado (violão de 7 cordas), Getúlio Ribeiro (cavaquinho) e Paulo Henrique (pandeiro).

Vale lembrar que no dia 23 de abril é comemorado o Dia Nacional do Choro, por ser a data de nascimento de Pixinguinha, um dos pilares da música popular brasileira e em especial do choro.

O Choro na Praça Especial tem acesso gratuito a todos os interessados e contará com os ambulantes da praça no comércio de bebidas e alimentos e também com instalação de banheiros químicos. A Praça Pedro de Toledo está localizada na Avenida Portugal, entre as ruas 6 e 7, na região central.

Milton Mori – Milton Mori é compositor, professor, produtor, editor de áudio, arranjador e músico instrumentista (bandolim, cavaquinho, violão 7 cordas e violão tenor). Durante 3 anos fez parte do grupo “Demônios da Garoa”.

Participou de diversos CDs e acompanhou artistas como: Leila Pinheiro, Márcia, Beth Carvalho, Emílio Santiago, Nelson Cavaquinho, Clementina de Jesus, Elza Soares, Zé Keti, Ataúlfo Alves Jr., Moreira da Silva, Inezita Barroso, Zeca Pagodinho, Raul de Souza, Armandinho do Bandolim, Altamiro Carrilho, Gereba, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Grupo Soweto, Nelson Sargento, Cristina Buarque de Holanda, Carlinhos Vergueiro, Leci Brandão – entre outros.

O músico se apresenta em shows, gravações, arranjos e participou do programa “Sr. Brasil”, da TV Cultura, que em novembro de 2022, após a morte do apresentador Rolando Boldrin, exibiu a última edição do programa. Atualmente, a programação vem sendo reexibida pela TV Cultura.

SERVIÇO:

Choro na Praça Especial – em homenagem ao Dia Nacional do Choro

Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre ruas 6 e 7 – Centro)

Data: terça-feira (23 de abril)

Horário: das 20h às 22h30

Acesso gratuito

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias