Neste domingo, 03 de setembro, será realizada a 6ª festa de aniversário do grupo cultural Maracatu Sementes Crioulas – Baque Angola. A comemoração gratuita será na Praça das Bandeiras a partir das 16 horas, com a participação de grupos de maracatu da região e outras atrações.
Além das apresentações do Maracatu Sementes Crioulas, sob o comando do fundador Jorge Rufino, a festa conta também com: Samba Rock com Saulinho, DJ Bogé e o Samba da Amizade que irá reunir vários sambistas da cidade neste encontro.
A Feira do Pôr do Sol é outro destaque nesta comemoração. Com artesanatos, comes e bebes para aproveitar durante a festa, a Pôr do Sol – que este ano comemora 5 anos de atividades – reúne diversos expositores de Araraquara e região, com arte, artesanato, brechó e culinária. O artesanato e a gastronomia são destaques com seus expositores, além de brechó – tudo com variadas opções para presentear com artigos diferenciados e de bom gosto, com preços acessíveis.
Com 6 anos de atividades na cidade, o Maracatu Sementes Crioulas vem realizando diversas oficinas de maracatu na cidade e região, inclusive com convidados de grupos de outras cidades e Estados brasileiros. As apresentações e atividades realizadas pelo grupo é uma constante na agenda cultural de Araraquara.
A 6ª festa de aniversário do grupo cultural Maracatu Sementes Crioulas é uma realização do Maracatu Sementes Crioulas, com apoio da Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, Feira Pôr do Sol e Bar do Zinho. A Praça das Bandeiras – ou Praça João Colturato “Zinho” – está localizada no cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes, no Centro da cidade.
Maracatu Sementes Crioulas – Fundado em 02 de setembro de 2017, o grupo cultural Maracatu Sementes Crioulas – Baque Angola, estuda a tradição do Maracatu de Baque Virado, por meio de vivências, ensaios e apresentações.
De acordo com Jorge, o maracatu é uma expressão cultural do Nordeste do Brasil de matriz africana. “Depois de passar um período dentro das festas do ciclo do Natal, migrou para o carnaval, sendo hoje uma das expressões mais importantes do ciclo carnavalesco no Nordeste, principalmente em Pernambuco. Seu mais remoto registro é de 1711, em Olinda. Sua origem vem das coroações de Reis e Rainhas do Congo que aconteciam nas igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.”
O Maracatu é uma manifestação cultural que tem por tradição o costume de acolher toda e qualquer pessoa que chegue perto e de alguma forma se interesse pela cultura. Jorge Rufino conta que “no Sementes, recebemos pessoas com síndrome de down, deficientes físicos, pessoas idosas, adultos e crianças, sempre em atividades coletivas. Os mais velhos nos contam que se você integra um maracatu, é por ter sido escolhido por ele, e por ter uma missão junto aquelas pessoas do grupo.”
O grupo já participou de importantes eventos na agenda cultural da cidade de Araraquara e Região, com destaque para a agenda de carnaval da cidade.
SERVIÇO:
6ª festa de aniversário do grupo cultural Maracatu Sementes Crioulas
Local: Praça das Bandeiras (Praça João Colturato “Zinho”): no cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro
Data: domingo (03 de setembro)
Horário: 16 horas
Grátis