A entrada do público nas partidas da Brasil Ladies Cup será gratuita, com recomendação para que seja levado 1 kg de alimento não perecível para doação a entidades socioassistenciais. A informação foi divulgada pela organização do evento de futebol feminino em entrevista coletiva nesta sexta-feira (14), na sala de imprensa da Arena da Fonte Luminosa.
A competição é promovida pela Federação Internacional de Football Soccer Society (FIFOS) e pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com apoio da Prefeitura.
Participaram da coletiva o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; o presidente da Ferroviária, Carlos Salmazo; o gerente de relacionamento do XV de Jaú, Rodrigo Luiz Paulino; e Anderson Rubinatto, representando a comissão organizadora.
A Brasil Ladies Cup será disputada de 8 a 15 de novembro, em Araraquara e Jaú, e reunirá oito times nacionais e internacionais. A Arena da Fonte Luminosa será sede de seis partidas e da grande final, no dia 15. Outros seis jogos serão disputados em Jaú, no Estádio Zezinho Magalhães.
São dois grupos: no Grupo A estão Ferroviária, São Paulo, Flamengo e Universidad do Chile. No Grupo B, Santos, Palmeiras, Internacional e Atlético de Madrid. Os líderes de cada grupo irão para a decisão (confira as partidas ao fim do texto). O time campeão receberá R$ 50 mil de premiação, e o vice, R$ 30 mil. A arbitragem será da Federação Paulista de Futebol.
O campeonato terá transmissão do SporTV (todos os jogos) e da Band (na final). A estreia da Ferroviária será em 8 de novembro, às 18h30, contra o São Paulo, em Araraquara. Os jogos seguintes das Guerreiras Grenás serão em 10 de novembro, às 15h, contra o Universidad do Chile, em Jaú, e no dia 12, às 19h, contra o Flamengo, em Araraquara.
“Nosso prefeito Edinho é um grande apoiador do futebol feminino. O projeto de Araraquara na modalidade foi pioneiro, criado em 2001. A vinda da Brasil Ladies Cup contribui muito para Araraquara e a região na questão do turismo, de hotéis, em diversos segmentos, além de ser muito importante para o fortalecimento do futebol feminino”, afirmou Damiano Neto.
Anderson Rubinatto, do comitê organizador, lembrou que esta será a segunda edição do torneio — a primeira ocorreu em Santana do Parnaíba, com a final em São Paulo. “Devido ao calendário do futebol neste ano, um calendário diferenciado em razão da Copa do Mundo, a gente foi buscar espaços no interior. É um orgulho trazer o evento para cá, porque a gente sabe o trabalho que a Ferroviária faz no futebol feminino. Faremos todo o esforço para que o torneio seja um sucesso”, disse.
“A Ferroviária vai participar de todo torneio sério, bem organizado, como é o caso da Brasil Ladies Cup, que chega à segunda edição e já é um sucesso. A Ferroviária vai estar sempre ao lado de organizações que fazem torneios com a maior competência possível”, ressaltou Carlos Salmazo, da Ferroviária.
O representante do XV de Jaú agradeceu à organização por também levar a competição para o município jauense. “Nós temos um time de futsal feminino, mas é um embrião. No novo projeto da SAF [Sociedade Anônima do Futebol], que o XV de Jaú deverá concluir nos próximos meses, está envolvido o futebol feminino. Para o XV de Jaú, a cidade e a nossa microrregião, é fantástico ter sido lembrado pelos organizadores. É o início para que o XV possa fomentar a modalidade”, disse Rodrigo Paulino.
Também estiveram no evento, representando a Ferroviária, o diretor de marketing, Betão Boschiero, e a supervisora do futebol feminino profissional, Janaíne Camargo, entre outros funcionários.
Palestras
Além das partidas, a Brasil Ladies Cup também terá três dias voltados ao desenvolvimento da modalidade. Envolvendo grandes nomes do futebol feminino, referências do mercado e do campo, serão oferecidas palestras, workshops e trocas de experiências dos mais diversos profissionais envolvidos. Os eventos, também gratuitos, serão no Hotel Araucária Flat. Os palestrantes, horários e links para inscrições online serão divulgados em breve.
Tecnologia
Em parceria realizada com a Federação Paulista de Futebol, os jogos em Araraquara farão parte de um estudo experimental para implementação do VAR Light. A tecnologia de árbitro assistente de vídeo não será utilizada na competição, mas as imagens das partidas serão cedidas para implementar o recurso no esporte.
Organização
A comissão organizadora do torneio é formada por Thaís Picarte (da FPF), Marcelo Sangiovanni (Fifos), Anderson Rubinatto e Fábio Wolff, com apoio da Prefeitura. O evento tem os patrocínios de Atacadão, Estrelabet, Sabesp, Sicredi, EMS, Viapol, Wickbold, Guarani, Arkema, Umbro, OdontoCompany, Sky, Qualicorp, Consigaz, Europ Assistance e Zap.
Partidas da Brasil Ladies Cup:
08/11 (15h30) – Universidad do Chile x Flamengo (Araraquara)
08/11 (18h30) – São Paulo x Ferroviária (Araraquara)
09/11 (16h) – Palmeiras x Santos (Jaú)
09/11 (19h) – Internacional x Atlético de Madrid (Jaú)
10/11 (15h) – Ferroviária x Universidad do Chile (Jaú)
10/11 (18h) – Flamengo x São Paulo (Jaú)
11/11 (18h) – Atlético de Madrid x Palmeiras (Araraquara)
11/11 (21h) – Santos x Internacional (Araraquara)
12/11 (16h) – São Paulo x Universidad do Chile (Araraquara)
12/11 (19h) – Ferroviária x Flamengo (Araraquara)
13/11 (11h) – Palmeiras x Internacional (Jaú)
13/11 (13h) – Santos x Atlético de Madrid (Jaú)
15/11 (14h) – FINAL – Vencedor Grupo A x Vencedor Grupo B (Araraquara)