sexta-feira, 22, novembro, 2024

Escola Municipal de Dança participa de Cortejo neste sábado (2)

Semana do Circo “Almoçando Piolin” terá alunos da EMD participando da atividade com música, coreografia e performance

Mais lido

A Semana do Circo “Almoçando Piolin”, depois de uma semana de atividades com oficinas e espetáculo, realiza um cortejo neste sábado (02) para marcar a finalização das atividades. Artistas da cidade estão na programação que também terá a participação dos alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira.

A concentração, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, terá início às 10h30; depois, um cortejo seguirá até a Praça Pedro de Toledo, onde serão apresentados números circenses. Durante o trajeto, os artistas desfilarão de forma a atrair o público, seguindo o carro de som.

A Escola Municipal de Dança participará do cortejo com os alunos dos 4°, 5° e 6° anos, com música, coreografia e performance. A professora coordenadora Lucia Krepski conta que os alunos estão comemorando o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, celebrado em 27 de março.

“Nesta quinta e sexta-feira nossos alunos receberam a visita do ator e dublador Leo Camillo, que contou sua trajetória dos palcos aos estúdios de dublagem; eles também assistiram uma cena elaborada para celebrar o teatro, realizada pela professora Daniela Rosa; ainda: também participaram de oficinas de circo, com Bárbara Monteiro e Bel Macari”, comemora.

De acordo com Lucia, os alunos estão animados e ansiosos para a participação no cortejo. “Será um evento de muita arte, cultura e alegria”, aposta a professora.

Apresentações – O Mestre de Cerimônia – o palhaço Aipim – irá comandar o cortejo pelo trajeto e fará parte da apresentação final, com três artistas contratados por meio de edital.

Entre os números apresentados ao final do cortejo, está o Palhaço Cururu, com o artista Denis Pimentta, apresentando sua “Mágica Modernista” – uma intervenção lúdica e educativa, com muita palhaçada.

Em seguida, EV Banjo traz o número “A Graça do Palhaço”, uma intervenção que subverte a realidade prática através de técnicas circenses costurando a materialização na figura do palhaço, numa dialética que traz à luz questões sociais e caminhos para a transformação do indivíduo.

Já a bambolista Maíra Baltazar apresenta o número “Circundar o tempo” em que a não-linearidade do tempo, através dos ritmos e desenhos da movimentação com o bambolê, são colocados de forma a trazer a descontinuidade do tempo no enxergar cenários atuais e de 100 anos atrás com suas semelhanças.

Na finalização dos números, os artistas e o mestre de cerimônia, assim como Bel Macari e Bárbara Monteiro (representantes da linguagem Circo no Conselho Municipal de Cultura, curadoras e coprodutoras do evento) participam da culminância antropofágica em homenagem ao próprio Palhaço Piolin com uma reverência ao artista e a linguagem circense, no número “Almoçando o Piolin”.

A Semana do Circo é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart, por meio da Coordenadoria Executiva de Cultura e em parceria com o Sesc Araraquara, e comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Toda a programação é gratuita.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias