“Espécie Encarnada de Sonho”: novas obras de Liz Under em exposição na Biblioteca Municipal

Exposição pode ser conferida gratuitamente até 25 de abril, de segunda a sexta-feira

Mais lido

Nesta quinta-feira, 27 de março, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade recebe a abertura da exposição “Espécie Encarnada de Sonho”, da artista visual Liz Under, com curadoria de Marcus Braga. Os interessados podem apreciar o trabalho gratuitamente até o dia 25 de abril, de segunda a sexta-feira.

“Espécie Encarnada de Sonho” é a primeira exposição solo de Liz Under em Araraquara. Com curadoria de Marcus Braga, é uma realização via Lei Paulo Gustavo com apoio da Prefeitura de Araraquara, Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, além da marca Círculo, fabricante de fios para trabalhos manuais.

A mostra é composta por dez obras entre inéditas e algumas que já passaram por importantes Salões de Arte pelo Brasil, sendo em sua maioria constituídas por peças em assemblage, relicários em metal e trabalhos têxteis, realizadas a partir de objetos reutilizados, como latas de bebidas coletadas em bares e madeiras de descarte, além de puxadores antigos e vidro.

As obras inéditas foram concebidas durante uma residência artística no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, na Vila Xavier, partindo da pesquisa da artista denominada “Zoopsias”, que tem como abordagens os sonhos, a psicanálise e a “loucura”.

Através desta exposição Liz Under apresenta uma pequena porém intensa experiência de imersão em seu trabalho, através de suas medalhas em metal, suas assemblages e seus bordados que estabelecem vínculos com o visceral, as imagens da natureza e os seres mitológicos de uma cosmogonia que surge a partir da necessidade vital da criação.

Vale destacar o apoio da Círculo que forneceu material para a realização das obras da exposição. A marca é a maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina, atua há 86 anos no mercado e exporta para mais de 50 países, sendo a marca com maior atuação do segmento no Brasil.

Curadoria – A exposição conta com a curadoria de Marcus Braga, artista visual formado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNICAMP, em Campinas; com intercâmbio na Faculdade de Belas Artes do Porto, em Portugal e assistência de curadoria de Ana Magnani, pesquisadora das artes-manuais, formada pela UNESP Araraquara.

“A curadoria foi pensada de modo a apresentar um caminho surreal que parte de um princípio criativo, passa pela encarnação, se conecta à ópera dos sonhos, realiza cortes da realidade, recupera loucuras e retorna oferecendo uma espécie muito própria de colheita. É como se fosse possível sair quase ileso de uma experiência que tensiona a realidade, mas que não se confunde muito, pois está alicerçada na matéria e nos fazeres que ela sugere”, diz Marcus Braga.

Projeto educativo – Durante o período de exposição haverá uma mediação com possibilidade de agendamento de visitas, visando principalmente instituições como de assistência social e atendimento a pessoas PCD, além de escolas.

A coordenação da equipe do Educativo ficará a cargo de Rita Michelutti, arte-educadora e pesquisadora, bacharel em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e a mediação por Tânia Gomes Mendonça, arte-educadora, ilustradora, doutora em História Social da Arte pela USP-SP.

Sobre Liz Under – Liz Under é uma artista visual de Araraquara, interior de São Paulo. Transita entre técnicas têxteis, a fotografia, o desenho, a pintura, a gravura e a escultura abordando temas como o desmembramento, a natureza, a dissolução da identidade e a efemeridade.

Frequentou as Oficinas de Litogravura do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA, Salvador-BA) em 2018, no mesmo ano participou da 5a Bienal Internacional de Gravura Lívio Abramo (Araraquara-SP) com litografias que compõem o acervo da Pinacoteca Mário Ybarra de Almeida (Araraquara-SP).

Com exposições nacionais e internacionais, já passou por Galeria Transarte (São Paulo, Capital), Galeria Cañizares (Salvador-BA), Programa Exposições do MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto-SP), Salão Nacional de Arte Contemporânea de Goiás (Museu de Arte Contemporânea de Jataí-GO), SESCs Araraquara e Ribeirão Preto (SP), Espacio Pira em Barcelona (Espanha), Festival Feminista de Lisboa (Portugal), 34º Salão Bunkyo de Arte Contemporânea (São Paulo, Capital), 17º e 19º Salão de Artes Visuais de Ubatuba-SP – vencedora do “Prêmio Estímulos” (2023) – além dos 18º e 20º Território da Arte de Araraquara-SP – contemplada com Prêmio Incentivo (2021) e o Prêmio Ateliê Aberto (2023).

A Biblioteca Municipal Mário de Andrade está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara. Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO:

Exposição “Espécie Encarnada de Sonho”, da artista Liz Under

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

Abertura: quinta-feira (27 de março), às 19 horas

Período de exposição: até 25 de abril

Horário de visitação:

  • Até 31 de março: de segunda a sexta-feira, das 9h15 às 17h
  • De 1º a 25 de abril: de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17h55

Grátis

Mais Artigos

Últimas Notícias