quinta-feira, 29, fevereiro, 2024

Exposição Entremeios acontece de 16 de novembro à 08 de dezembro no ISE

O Instituto de Saúde Especializado fica na Instituto de Saúde Especializado

Mais lido

A Exposição Entremeios reúne obras de arte das artistas visuais Débora Paiva, Euzania Andrade e Sueli S Ferrer e poderá ser visitada na Clínica ISE – Instituto de Saúde Especializado em Araraquara, parceiro incentivador desta mostra cultural. O público araraquarense poderá conferir, nesta exposição, um recorte dos trabalhos mais recentes das artistas, em uma interessante mistura de poéticas e técnicas diversificadas, tais como gravuras, pinturas, colagens e esculturas. O estilo pessoal de cada artista compõe a exposição, que tem como conceito um “entremear” de temáticas e olhares sensíveis das artistas sobre a natureza, os sentimentos e as formas urbanas. Além disso, o próprio espaço expositivo traz a ideia de multiplicidade na união entre saúde e cultura como relevante para o bem-estar individual, aproximando arte e vida cotidiana. A abertura da Exposição acontecerá no dia 16 de novembro, às 19hs, com entrada gratuita. A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 08 de dezembro, no horário de 8h às 18h, de segunda à sexta-feira e de 8h às 12h, aos sábados.

SOBRE AS ARTISTAS:

DÉBORA PAIVA

De Uberlândia-MG, vive e trabalha em Araraquara – SP. Artista visual, Designer e Arte-educadora, graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia-MG., pós-graduada em Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo-SP, doutoranda em Educação Escolar na Unesp – Universidade Estadual Paulista. Desenvolve trabalhos artísticos que exploram os modos sensíveis de existir do homem na natureza e no urbano, utilizando técnicas de pintura, colagem, desenho e criações digitais. Tem feito exposições pelo estado de São Paulo e Portugal. Atua em projetos culturais como artista plástica e coordenadora de educativos ministrando workshops e oficinas com ênfase em criação artística. Participa atualmente do Grupo MIRA de pesquisa em poéticas visuais com artistas de Araraquara e Ribeirão Preto-SP e do GEART – Grupo de estudos em artes de Araraquara-SP. Fundadora do espaço de arte-educação Arte e Pensamento, dedicado à pesquisa em arte contemporânea e o ensino de arte e cultura.

Statement

Minha produção artística busca expressar os modos sensíveis de existir do homem e seus conflitos aparentes na natureza, nas cidades e nas suas relações com o outro.

Exposição Entremeios

Nesta exposição apresento uma parte dos trabalhos que fazem parte de minha pesquisa artística sobre os espaços urbanos e seus resíduos poéticos, representados em formas abstratas que buscam expressar os sentimentos de pertencimento e abandono que configuram o habitar do homem nas cidades e no mundo.

EUZANIA ANDRADE

Nascida na Fazenda do Barreiro município de  Canápolis  Minas Gerais, veio para Araraquara em 1980. Artista Plástica e Arte Educadora. Doutorado em Educação Escolar pela Faculdade Ciências e Letras – UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus de Araraquara (2012). Mestrado em Educação Escolar pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Graduação em Comunicação Visual;  Licenciatura Plena em Desenho e Plástica; Educação Artística pela Faculdade de Artes da Universidade Federal de Uberlândia. Foi secretária Municipal da Cultura de Araraquara de janeiro de 2009 a dezembro 2012. Presidente da FUNDART (Fundação de Arte e Cultura de Araraquara) de agosto de 2011 a dezembro de 2012.  

Coordenadora de Projetos na Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara de 2001 a 2004. Idealizadora do GEART – Grupo de Estudos em Arte

Principais Exposições:

Exposiçao Individual – Os Bichos de São Francisco – Serie Fé – Atelier Haus – Maio 2018 – Berlin – Alemanha.

Exposiçao Proximidades – USP – Universidade de Sao Paulo – São Carlos/SP – 6  a 31 de novembro de 2017.  

Exposiçao “ Mar Adentro” – Leiria  – Portugal/ Galeria Municipal  – maio – Junho de 2016. Exposição FENA – Feira de Arte Contemporânea de Araraquara  – Arte 220 espaço criativo – novembro 2015.

Exposição Individual – Poeticamente, o homem habita esta terra. Atelie Arte 220 – espaço criativo – Araraquara abril- maio 2015.

Exposição “O mar que separa/une” – Torres Vedras  – Portugal/ Galeria Municipal  – maio – Junho de 2015

Exposição Galeria Paulo Prado/SP, Oficina Cultural Sergio Buarque de Holanda. São Paulo.

Exposição Afeiçoar-se – Oficina Cultural Oswald de Andrade São Paulo-SP. De 19 de Novembro – Dezembro 2023.

PRÊMIO EXPOSIÇÃO – SÉRIE OS VISITANTES – Secretaria de Estado da Cultura- Delegacia Regional da Cultura.  1986

FOI PREMIADA EM VARIOS SALÕES DE ARTE.

PUBLICAÇÕES

Livro lançado em 2020:

“Arte Tecendo fios  para uma educação sensível” Editora Alínea 

 SUELI S FERRER

De São Paulo, vive e trabalha em Araraquara SP. Cursou a Faculdade de Artes Plásticas da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado entre 1978 e 1982. Desenvolve a sua produção artística a partir de pesquisas com papel, gravura e monotipia, desenho, colagem e objetos. Coordena o Gabinete de Arte e Curiosidades Contemporâneas. Ministra cursos livres em seu ateliê e instituições culturais da região.  Integra o Coletivo Mira desde 2017. Principais exposições: Afeiçoar-se, 2023, O.C. Oswald de Andrade, SP; Terra Roxa, 2023, Fonte, SP; Gesto Vasto, 2023 L.A.R. Ribeirão Preto, SP; Ex tinto, 2023, Anexo Garagem, Ribeirão Preto, SP. Despaisagens – Mimetismo, 2018 e Recolhimento, 2017, ambas no Gris atelier, Araraquara, SP; Lugar de menor resistência, W espaço de arte, Ribeirão Preto, SP, 2015; Linha do Tempo, 2021, exposição virtual do Coletivo Mira, Proac (#CulturaEmCasa). In bando, Gris atelier, Araraquara, SP, 2018; Mar Adentro, Galeria Central, Leiria, Portugal, 2016; O mar que nos separa/une, Galeria Municipal, Torres Vedras, Portugal, 2015; Livraria de Artistas, Galeria Gravura Brasileira, São Paulo, SP, 2014; 3ª Bienal Internacional da Gravura Lívio Abramo, Fundart, 2014.

Statement 

Minha pesquisa em arte parte da observação e admiração do ambiente natural,

O meu trabalho enfoca o que há de simbólico em materiais, muitas vezes, desgastados e inúteis ao olhar menos atento, recolhidos ou guardados, para pensar a fragilidade, a impermanência e as sutilezas da vida.

Entremeios

Apresento nessa exposição um pequeno recorte de algumas produções realizadas nesse ano, extinto que é uma série de desenhos e aquarelas retratando pássaros brasileiros em risco de extinção, um alerta quanto ao perigo que a extinção de espécies da natureza representam para a própria vida humana. Aqui também desenvolvi uma técnica de impressão com o sol. Outra série que apresento é Impressão de Jardim, monotipias coloridas da exuberante flora tropical que temos no nosso entorno.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias