Mesmo terminando em terceiro lugar na Copa Libertadores da América de Futebol Feminino 2021, as Guerreiras Grenás estão garantidas na edição do ano que vem nesta competição continental. Para conseguir a vaga, também foi determinante a terceira colocação no Campeonato Brasileiro Feminino.
A classificação da Ferroviária foi confirmada no último domingo (21), em Montevidéu (Uruguai), quando o Corinthians ganhou do Santa Fé da Colômbia, por 2 a 0, e ficou com o título da Libertadores pela terceira vez.
Na última sexta-feira (19), as Guerreiras ganharam nos pênaltis do Nacional de Montevidéu, por 3 a 1, no Paraguai (após o empate em 1 a 1 no tempo normal), com destaque para a goleira Luciana, e se garantiu como a terceira melhor das Américas.
Só para entender: a classificação da Ferroviária para a edição do ano que vem se deu primeiro porque a Conmebol disponibiliza duas vagas para os clubes brasileiros na Libertadores Feminina, destinadas ao campeão e ao vice-campeão do Brasileiro Feminino.
Agora em 2021, as duas primeiras vagas foram garantidas, respectivamente, pelo Corinthians, o campeão, e Palmeiras, o vice do Brasileirão – as Guerreiras terminaram em terceiro.
Por terem sido também campeãs da Libertadores este ano, automaticamente as Alvinegras conquistaram a vaga para o ano seguinte. Por isso, como terceira colocada no Brasileiro, a Ferroviária volta à esta competição internacional em 2022.
Vale destacar que a Locomotiva, bicampeã da Libertadores com os títulos de 2015 e 2020, além de vice em 2019, irá disputar a Libertadores da América pela sexta vez.
Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA