Força-tarefa contra a dengue ajuda a manter doença sob controle no município

Controle de vetores vistoriou imóveis e eliminou 31 criadouros do mosquito no Jardim Brasília e Jardim Lisboa - bairros que receberam a nebulização nesta quarta-feira(15)

Mais lido

No último sábado (11), aconteceu uma força-tarefa contra o mosquito Aedes aegypti no Jardim Brasília e em parte do Jardim Lisboa, visto que nessas regiões foi verificado um aumento de casos confirmados da doença. Já na Vila Harmonia foi realizada nebulização (aplicação de inseticida com maquinário costal). A Coordenadoria de Vigilância em Saúde deslocou 25 agentes e 60 trabalhadores de cooperativas para percorrer 49 quarteirões dos bairros. Foram visitados 1168 imóveis – deste total, pouco mais da metade estavam abertos ou permitiram o acesso dos agentes para realizar a vistoria.

Apesar da divulgação com carro de som na véspera, os agentes de Controle de Vetores encontraram dificuldade para serem recebidos pelos moradores em suas casas; sem mencionar os imóveis abandonados, que precisam de autorização dos proprietários para serem vistoriados.

Ainda assim, foram eliminados 31 criadouros do mosquito transmissor da dengue, além da retirada de cinco caminhões cheios de materiais inservíveis, que podem se tornar focos de reprodução do Aedes. Os agentes também reforçaram as informações sobre cuidados, conscientização e prevenção. A nebulização dos bairros que já foram visitados nesse dia será feita nesta quarta-feira (15).

A Vigilância em Saúde solicita à população que facilite o acesso dos agentes às casas nas próximas operações, pois a colaboração da comunidade no combate aos criadouros é fundamental para conter a disseminação do vetor. Para identificar corretamente os agentes da prefeitura, basta verificar que eles trabalham sempre uniformizados, com camiseta azul e colete marrom, além de circularem em carros oficiais. Já os supervisores circulam com camiseta verde, com identificação da Vigilância. Em caso de dúvida sobre a identificação da equipe, o morador pode ligar nos telefones (16) 3303-3123 ou (16) 3303-3124.

Além das forças-tarefa, os trabalhos de rotina são realizados durante todo o ano na cidade, em ações como a operação Casa a Casa, e bloqueios nas áreas em que há infestação do mosquito e confirmação de casos positivos da doença.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias