domingo, 19, maio, 2024

Frota da Guarda Civil poderia estampar contato da Ouvidoria Municipal 

Proposta é defendida pela bancada do PT na Câmara Municipal como forma de inibir eventuais excessos das forças de segurança

Mais lido

Em 2020, as polícias estaduais foram responsáveis, em média, por 17 mortes por dia, totalizando 6.416 vítimas fatais, o maior número de mortes em decorrência de intervenções policiais desde que o indicador passou a ser monitorado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em 2013. Diante desse cenário, os vereadores da bancada do PT, Fabi Virgílio, Filipa Brunelli, Paulo Landim e Thainara Faria, protocolaram a Indicação nº 2975/2022, em que sugerem a inclusão de adesivo ou pintura do número de telefone da Ouvidoria Municipal nas viaturas da Guarda Civil Municipal de Araraquara. 

No documento, os parlamentares destacam outro dado levantado pelo fórum, segundo o qual a população negra representa 78,9% das pessoas mortas por policiais no ano de 2020. “A presente indicação visa a dar oportunidade ao cidadão comum de ter acesso rápido a um meio de comunicação para que eventuais excessos não sejam cometidos”, explicam.   

Os vereadores também enfatizam que a medida promoveria maior transparência e participação popular. “Vale ressaltar que dar publicidade à divulgação do telefone da Ouvidoria Municipal nas viaturas contribui não apenas no combate ao crime e a eventuais abusos cometidos por agentes da segurança pública, como também incentiva o aumento da participação da sociedade, expondo suas vontades quanto à segurança pública em nosso município”, finalizam.  

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias