segunda-feira, 20, maio, 2024

Inscrição de bandas para seletiva do Araraquara Rock 2024 começam nesta quinta-feira (25)

Bandas com trabalhos autorais têm até 15 de maio para se inscreverem na seletiva; serão selecionadas 8 bandas, sendo metade delas de Araraquara

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria da Cultura e Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Araraquara – e em parceria com o Sesc Araraquara, dá a largada para o Araraquara Rock 2024: nesta quinta-feira, 25 de abril, têm início as inscrições para o Araraquara Rock 2024.

Realizado todo mês de julho, quando é celebrado o Dia Mundial do Rock, o Araraquara Rock chega a sua 22ª edição sendo um dos principais festivais de música do país voltados ao cenário independente, além de ser ferramenta fundamental de difusão cultural na cidade: o evento traz shows e atividades complementares que valorizam a cena de Rock e Metal que acontece fora do circuito comercial.

As inscrições serão realizadas apenas pela internet, no período de 25 de abril a 15 de maio, podendo se inscrever quaisquer bandas, em âmbito nacional e internacional, que trabalhem com material autoral. O link para o formulário de inscrição é o : https://forms.gle/d6tLoGf6DqSHnS4i7 .

Entre as necessidades para concluir a inscrição, os artistas devem disponibilizar informações obrigatórias, como release da banda, poster da última apresentação ao vivo, um mínimo de três músicas autorais e suas respectivas letras (quando houverem) para avaliação; a definição de gênero estabelecida – se é banda de Rock ou Metal – entre outros.

Serão selecionadas 8 bandas, através de notas atribuídas pela comissão de seleção, composta por: 5 críticos musicais de Araraquara para seleção de bandas de fora da cidade e de 5 críticos musicais de fora de Araraquara para seletiva das bandas locais. Os critérios estabelecidos para pontuação envolvem: qualidade musical e criatividade.

Entre as oito bandas selecionadas, quatro deverão vir da seletiva local, ou seja, de Araraquara. A organização considera “banda local” aquela que, entre seus componentes, tenha pelo menos 50% dos integrantes com residência comprovada em Araraquara.

A premiação cultural será no valor de R$ 1.000,00 para as bandas vencedoras das seletivas locais e R$ 2.000,00 para bandas de fora de Araraquara.

Vale lembrar que: bandas que já foram vencedoras das últimas seletivas, ficam impedidas de se inscreverem nesta edição; temas e letras que remetam a qualquer forma de preconceito ou intolerância não poderão participar do evento; ainda, as bandas classificadas se comprometem a apresentar, no dia do evento, um repertório que contenha no mínimo 90% de músicas autorais.

O resultado das seletivas será conhecido no dia 24 de maio. O edital completo da seleção pode ser consultado no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br/editais-da-cultura/regulamento-para-inscricao-de-bandas-seletiva-araraquara-rock-2024). Informações gerais sobre o festival estão disponíveis na página oficial “Araraquara Rock” do Facebook, no Instagram e no site da Prefeitura Municipal de Araraquara. Dúvidas e esclarecimentos referentes ao edital devem ser encaminhadas ao e-mail aqarock@gmail.com 

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias