Araraquara recebeu a primeira ativação do projeto “Pró-Basquete Escolar Feminino”, realizado por uma parceria envolvendo Liga de Basquete Feminino (LBF) e a Associação Pró Basquete (APB), organização social de direito privado presente em diversos estados do Brasil.
Na sexta-feira (21), os Institutos Anderson Varejão e ASPA, que possuem projetos sociais na cidade, se mobilizaram e levaram ao Gigantão aproximadamente 150 alunos – meninas, em sua maioria – para assistirem ao jogo das quartas de final entre Sesi Araraquara e Unisociesc Blumenau, que classificou o time da casa.
Vários deles puderam participar de ações em quadra antes, durante e após a partida, conhecendo, tirando fotos e conseguindo autógrafos das atletas. No intervalo, alunas selecionadas realizaram um jogo-exibição.
No sábado (22), foi realizado o 1º Festival de Basquete Feminino APB no Ginásio da Emef Rafael de Medina, com aproximadamente 60 alunas entre 10 e 14 anos que participaram de uma manhã repleta de jogos, com regras adaptadas, e que teve a presença das atletas Sossô, Manu e Bianca, do Sesi Araraquara, recebidas com muito carinho pelas alunas e professores e que também participaram da dinâmica.
A ação tem o apoio da Prefeitura Municipal de Araraquara e da Fundesport.
Sobre a APB
A Associação Pró Basquete é uma Organização Social (OS) de direito privado sem fins lucrativos constituída em Franca e chancelada pela Federação Paulista de Basketball. Através dos Institutos Anderson Varejão, Instituto ASPA e Instituto Edu Mariano, a APB realiza a gestão e execução de projetos sociais via Lei de Incentivo ao Esporte para aproximadamente 6.500 alunos em 6 estados, 47 cidades e 94 núcleos.
Com a consolidação dos projetos sociais ao longo de 10 anos aproximadamente, a padronização da metodologia e da proposta pedagógica que estamos construindo, nos vemos diante de um novo desafio. Dar início ao aprendizado da fase de competição aos nossos alunos, a partir dos 10 anos vivenciarem o pré competitivo através de Festivais de Basquete e a fase de competição a partir dos 12 anos.
Foto: Associação Pró Basquete