A Prefeitura de Araraquara, por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, realiza neste mês o evento “Maio Furta-Cor – Saúde Mental Materna em Foco”. A iniciativa tem como objetivo promover o acolhimento, garantir a disseminação de direitos e fomentar o bem-estar emocional das mães.
Com uma abordagem voltada a escuta, apoio e informação, o evento contará com palestras ministradas pela advogada Maria Cristina Venerando e pela psicóloga Juliana Superpi. As especialistas vão debater temas fundamentais para a saúde mental das mulheres que vivenciam a maternidade e que, muitas vezes, se sentem sobrecarregadas pelas demandas do cuidado diário.
Maria Cristina tem especialização em direito das mulheres e é mãe do Cauê e da Mariah. Juliana é terapeuta cognitivo comportamental, com formação em psicologia perinatal e da parentalidade, é feminista e mãe do Gustavo.
A programação do mês especial conta com duas datas: 9 e 23 de maio. No dia 9, o encontro acontece a partir das 19h na Casa da Mulher Paulista, localizada na Rua Hélio Sigoli, 383, no Jardim Adalberto Roxo I. No dia 23, a palestra será realizada no Centro de Referência da Mulher (CRM), também às 19h. O CRM fica na Avenida Espanha, 536, no Centro.
Os encontros são gratuitos, mas as vagas são limitadas e é necessário realizar inscrição online para participar. O formulário de participação está disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczSiT2nmzzAsWRYxEVJPa33Hl5yExSHVvWT8BFhyDKpeERaQ/viewform?pli=1
“O evento reforça o compromisso da administração municipal com a valorização e proteção da saúde mental das mães, reconhecendo os desafios enfrentados por elas na rotina cotidiana”, explica a secretária municipal de Direitos Humanos e subsecretária de Políticas para as Mulheres em exercício, Jessyca Alencar.
Jessyca também ressalta que Araraquara está entre as poucas cidades que possuem uma legislação municipal específica voltada à conscientização e à promoção da saúde mental materna, por meio da Lei nº 10.613/2022, de autoria do ex-vereador João Clemente.
As interessadas podem obter mais informações sobre o evento pelos telefones 3503-2312 (Casa da Mulher Paulista) e 3333-6582 (CRM).
Foto: Arquivo