MDB embarca no Governo Lapena

Apesar do acordo da Executiva do partido com o Executivo, os vereadores Marcão da Saúde e Aluisio Boi dizem que seguirão com seus mandatos de forma independente

Mais lido

Por José Augusto Chrispim

O MDB de Araraquara reuniu sua executiva no último sábado (20) e aprovou, por unanimidade, o apoio ao governo Lapena. Foram 18 votos favoráveis dos membros presentes da executiva e do diretório municipal.

Participaram da reunião o vereador Marcão da Saúde, o ex-prefeito Marcelo Barbieri e demais lideranças do partido.

Amplo Debate

Segundo o presidente municipal do MDB, Marcos Daniel, a decisão foi resultado de amplo debate interno: “O convite oficial feito pelo governo Lapena foi analisado e discutido com responsabilidade. A decisão de apoiar é, acima de tudo, um gesto de compromisso com a cidade. O MDB é o partido que por mais vezes governou Araraquara e tem a obrigação de colaborar para que a cidade avance. Irei me encontrar com o prefeito para encaminhar a devida unanimidade da executiva e consolidar esse apoio oficialmente”.

Humildade

O ex-prefeito Marcelo Barbieri destacou a importância da decisão: “Estou preocupado com os rumos de Araraquara, e o prefeito Lapena teve humildade em pedir a nossa ajuda. Temos muito a contribuir e o que o partido decidir terá o meu apoio. É uma questão política, e essa decisão irá influenciar diretamente na vida das pessoas”. O vereador Marcão da Saúde ressaltou sua atuação em defesa da cidade: “Estou acompanhando as obras da UPA diariamente e estive em Brasília, ocasião em que levei o ex-secretário de Saúde Abelardo para buscar recursos para o nosso município. Não tenho medido esforços para ajudar Araraquara, pois acima da política estão as pessoas que representamos”.

Ponto de equilíbrio

Já o membro da executiva Delorges Mano lembrou que o MDB sempre teve papel de equilíbrio na política local: “O MDB hoje é o ponto do equilíbrio e deve contribuir, pois faz parte da nossa história. Fui adversário do atual prefeito, mas a eleição já acabou e agora é hora de pensar nos interesses de Araraquara”.

Isenção

O vereador Aluisio Braz, o Boi, não participou da reunião, pois, tinha um compromisso. Boi relatou à reportagem de O Imparcial que não participou da reunião e que seguirá seu mandato com isenção e votando com a sua consciência por Araraquara, com liberdade de escolha e sem a obrigação de seguir orientações do Executivo. “Acredito que esse não é o momento ideal para essa aproximação, mas respeito a direção do partido”, falou Boi.

Independente

Já o vereador Marcão da Saúde participou da reunião e votou a favor do apoio do MDB ao governo Lapena, porém, relatou à reportagem que seguirá de forma independente. “Eu participei da reunião do meu partido no sábado, e falei que respeito a opinião do Diretório do partido, mas sigo independente e sou o mesmo de sempre, nem de esquerda e nem de direita, estou no meio de campo votando o que for melhor para a população e não vou nomear ninguém para a FunGota e nem para nenhum lugar. Vou seguir independente, o que for bom para a população eu voto a favor e o que for ruim eu voto contrário, dando continuidade ao trabalho que já venho fazendo”, declarou Marcão.

Secretarias

O MDB deve assumir ao menos duas secretarias municipais, sendo a do Desenvolvimento Econômico e a do Esporte, além da Gota de Leite.

Falta de diálogo

O vereador Michel Kary (PL) que integra a base do governa Lapena na Câmara municipal, publicou um vídeo em suas redes sociais, alegando que houve falta de diálogo do prefeito Dr. Lapena com a base, antes de anunciar o acordo com o MDB.

Michel disse que respeita a posição de seu partido, mas, ressaltou que a população está farta dos acordos políticos e, que o diálogo, deve ser a base da política.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de Araraquara confirmou que houve um convite oficial do prefeito ao diretório municipal do MDB, solicitando o apoio do partido no sentido de contribuir com a gestão municipal. A aproximação foi feita com total transparência e respeito institucional, reconhecendo a experiência do MDB e sua história na condução da cidade.

“Reforçamos que o diálogo com o MDB foi motivado exclusivamente pelo compromisso conjunto de buscar soluções para os desafios enfrentados por Araraquara, colocando o bem da população acima de qualquer disputa política. A independência da bancada do MDB na Câmara Municipal é respeitada e será mantida. A Prefeitura valoriza o apoio de todas as forças políticas dispostas a somar esforços em favor da cidade, com responsabilidade, equilíbrio e foco no interesse público”, diz nota da Prefeitura.

Mais Artigos

Últimas Notícias