Uma missa em ação de graças pelo aniversário da Maternidade Gota de Leite e pelo Dia Internacional da Mulher marcou o 8 de março na Fungota, na manhã desta sexta-feira. O Padre Cassiano, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, celebrou a missa na Capela Nossa Senhora do Leite, com a presença da diretoria da Fundação, servidores e convidados.
Entre os presentes, estavam a Secretária Municipal de Saúde, Eliana Honain, representando o prefeito Edinho; a presidente da Fungota, Lúcia Ortiz; os vereadores Paulo Landim (PT), presidente da Câmara Municipal; Aluisio Boi (MDB) e João Clemente (PSDB), a presidente do Fundo Social, Cidinha Silva; a coordenadora de Políticas para Mulheres, Grasiela Lima, e o Coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.
A história da Gota de Leite começou em 1916, quando médicos e líderes comunitários se uniram para combater a mortalidade recém-nascida. O primeiro banco de leite evoluiu para uma maternidade marcante na região, alcançando marcos notáveis na saúde materna e infantil. Após um breve encerramento em 2006, reabriu em 2012 e hoje continua a ser uma instituição vital que oferece cuidados padrão para mães e bebés.
“8 de março é uma data muito especial aqui em Araraquara, não só porque marca a luta das mulheres, mas também porque é o aniversário da FunGota, instituição importante que cuida da nossa população”, afirmou Eliana Honain, após a celebração, seguida de café da manhã para os convidados.
A FunGota é a maternidade de referência para nascimentos de risco nos 23 municípios da região, com UTI Neonatal e Pediátrica, bem como Unidade de Cuidados Intermediários.