sexta-feira, 22, novembro, 2024

Música, dança e poesia marcam o primeiro dia de atividades da Feira Internacional do Livro

Show ‘Mormaço’ trouxe a potência poética e sonora de Mel Duarte para a Usina do Saber, um dos espaços da 22ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão

Mais lido

Eram 16h40 de sábado (12), os termômetros marcavam 33°C e 23% de umidade relativa do ar. Ou seja, uma típica tarde de agosto em Ribeirão Preto. E foi assim que teve início o show “Mormaço – Entre outras formas de calor”, da poeta e cantora paulistana Mel Duarte. Pouco antes, para aquecer ainda mais o clima no estande da Usina do Saber, um dos espaços da Feira Internacional do Livro na praça XV de Novembro, uma potente apresentação de dança com o grupo Subterrâneo. Dança, poesia e música para celebrar a força dos sentimentos. “Mormaço é um projeto o qual tenho me dedicado muito, pois celebra o amor, o afeto e a paixão, sentimentos atemporais que movem o mundo e que sempre estão presentes na vida de todas as pessoas, independente de raça, classe e gênero, e minha intenção é oferecer através da palavra e da música um afago em meio ao caos do dia a dia para quem se permite adentrar nesse universo”, explicou Mel Duarte, apenas uma das inúmeras atrações do primeiro dia de programação da 22ª FIL.

Pela manhã, o Espaço Favela abriu sua agenda de atividades com o psicanalista, psicólogo e escritor Emiliano de Camargo David. O bate-papo teve como tema seu livro “Aquilombamento da Saúde Mental: cuidado antirracista na atenção psicossocial infanto-juvenil”. A obra surgiu de uma pesquisa de mestrado no campo da psicologia social e da saúde mental, onde o autor abordou a promoção do cuidado com a saúde mental antirracista no Sistema Único de Saúde (SUS). “O racismo é promotor de sofrimento psíquico, e essa discussão não é apenas específica, está para todas as populações”, comentou Emiliano. 

Ainda pela manhã, ocorreu o encontro “As academias e casas literárias de Ribeirão Preto”. A atividade serviu para destacar a importância das instituições culturais na cidade e homenagear a vida de Oscar Luiz de Moura Lacerda, que morreu em junho, aos 90 anos. “Nós não ajudamos a fazer a FIL, nós a fazemos. O que se faz aqui é algo em nível mundial, podem ter certeza. Nós temos artistas presentes nas academias de nível internacional”, destacou a presidente em atividade da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, Eliane Ratier.

Múltiplas atividades

Durante todo o dia, quem passava pela praça XV, esplanada do Theatro Pedro II e seu interior, Centro Cultural Palace, Sesc e Biblioteca Sinhá Junqueira, encontrava atividades culturais, como a contação de história e lançamento do livro “A amiga bruxa”, com a escritora Gabriela Metzker. A autora lançou o seu primeiro livro na 22ª FIL e se emocionou durante a apresentação e conversa com os pais presentes na atividade, realizada na Biblioteca Sinhá Junqueira. “Eu me emocionei, chorei no final, não esperava ver tanta gente aqui. Esse livro já foi lançado em São Paulo, Santa Bárbara do Oeste e, agora, em Ribeirão Preto. Mas aqui teve um sentimento diferente, pela visita surpresa da minha irmã e por ser na 22ª FIL”, revelou a autora.

O livro, voltado para crianças, propõe a ajudar os pais, de forma lúdica, a tornar o dia a dia mais leve e divertido, a partir da experiência da própria autora com a filha, Lívia. “É um livro que surgiu sem ser um livro. Quando minha filha já estava com dois anos, ela entrou numa fase difícil de não querer fazer muita coisa. Foi quando eu criei essa personagem, por isso faço essas ações com contação de história, para compartilhar estas experiências”, completou Gabriela.

Sobre a FIL

A 22ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto teve início em 12 de agosto e vai até o próximo dia 20. Traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontece de forma presencial em 16 locais simultâneos e abertos ao público (a maioria no centro da cidade), além de dois espaços educacionais para atividades exclusivas e pré-agendadas.  

Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil), Danilo Santos de Miranda (patrono) e Madelaine Pires (professora).

Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, como salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus, projetos educacionais, entre outras. 

A programação completa da FIL pode ser acessada no site da Fundação do Livro e Leitura: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/ 

Realização  

Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Patrocínio Diamante

Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.

Patrocínio Ouro

GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.

Patrocínio Prata

Passalacqua, Ourofino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.

Patrocínio Bronze

Supermercados Gricki e Santa Helena.

Patrocínio

Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.

Instituição Cultural

Sesc

Apoio

Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Apoio Cultural

Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.   

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e mais recentemente internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias