Por José Augusto Chrispim
Dando sequência às entrevistas com os pré-candidatos e pré-candidatas à Prefeitura de Araraquara, a reportagem de O Imparcial conversou nesta semana com o empresário Pedro Tedde que concorre pelo partido NOVO.
Pedro tem 68 anos e é engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, acumulando 40 anos de experiência em sua empresa que atua no ramo imobiliário e na prestação de serviços. O empresário foi presidente Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), por dois mandatos, de 1992 a 1997, e também teve destaque na FACIRA – Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara.
Veja a entrevista na íntegra:
O Imparcial: Qual é a sua maior motivação para concorrer à Prefeitura de Araraquara?
Pedro: “Minha maior motivação para concorrer à prefeitura é resgatar Araraquara. Quero trabalhar para que a população de nossa cidade volte a ter orgulho de ser araraquarense. Nasci aqui e nunca vi minha cidade tão abandonada, tão mal cuidada, com muitas lojas fechadas no comércio, sem zeladoria e com tantas reclamações na saúde e no transporte público. Acredito que Araraquara precisa de um choque de gestão. Nossa cidade está há 24 anos sendo governada pelo mesmo grupo político e parou no tempo. Tenho andado por toda a cidade desde janeiro e é visível o abandono”.
O Imparcial: Você acredita em uma eleição polarizada entre PT e PL, ou vê espaço para uma terceira via com chances de vitória?
Pedro: “Não acredito em polarização entre PT e PL, porque esta é uma eleição municipal, focada em resolver os problemas locais e não em questões nacionais. A população desacreditada está preocupada com a cidade e este ano decidirá o futuro de todos nós. Esta é a oportunidade que temos de resgatar nossa cidade e avançar. O apoio e o forte crescimento da nossa pré-candidatura comprovam isso”.
O Imparcial: Na sua opinião, quais são as maiores deficiências na atual administração municipal? O que poderia ser melhorado?
Pedro: “Sem dúvidas, a maior deficiência é a falta de gestão e planejamento. Desde janeiro, tenho percorrido todos os bairros e corredores comerciais da cidade e as maiores reclamações são com relação à saúde, transporte público, falta de zeladoria e o drama dos moradores de rua. Tudo isso precisa ser melhorado com um choque de gestão, e acredito que minha experiência de mais de 40 anos em administração de empresas, obras e pessoas me capacitou para assumir essa missão de resgatar nossa cidade”.
O Imparcial: O que o araraquarense pode esperar de Pedro Tedde, caso você vença a eleição?
Pedro: “Um governo competente, ético e transparente”.
O Imparcial: Como você acredita que o próximo prefeito ou prefeita terá que lidar com um grande número de obras que provavelmente ficarão para serem terminadas no próximo mandato, como as obras da Via Expressa, além do pacote de 24 obras na área da Saúde?
Pedro: “Se isso realmente acontecer, como engenheiro civil, com ampla experiência na construção de empreendimentos na cidade, saberei como fazer e administrar, cobrando agilidade e qualidade dos serviços. O que não pode acontecer é deixar obras inacabadas por longos períodos, como as pontes e a reforma do teatro municipal, que levou 7 anos para ser concluída. Pretendo implementar um rigoroso cronograma de execução, fiscalizar continuamente e garantir que as obras sejam concluídas no prazo, beneficiando a população o quanto antes”.
O Imparcial: Quais são suas principais bandeiras e metas para um eventual mandato como prefeito de Araraquara?
Pedro: “Nossas principais bandeiras são: Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Saúde, Educação e Segurança. A principal meta é resgatar a cidade e fazer com que ela volte a se desenvolver. Vamos facilitar a vida de quem quer trabalhar e empreender, valorizar o funcionalismo público, nomeando os cargos por competência e acabando com os cabides de empregos. Queremos melhorar a segurança das pessoas e informatizar a saúde para garantir um atendimento digno para a população, reduzindo as filas de exames e cirurgias. Vamos investir em educação de qualidade e em políticas sustentáveis para proteger nosso meio ambiente, tornando Araraquara uma cidade modelo em gestão eficiente e desenvolvimento sustentável. Tudo isso será feito com total transparência de gestão”.
O Imparcial: Caso seja eleito, como acredita que será seu relacionamento com o governo Lula e com o governo estadual?
Pedro: “Independente de partidos, o relacionamento entre os governos deve ser focado no bem-estar da população. Estarei disposto a dialogar e colaborar com o governo federal e estadual para atrair investimentos e recursos para Araraquara. Acredito que, com uma gestão eficiente e comprometida, conseguiremos o apoio necessário para os projetos que beneficiarão nossa cidade. A experiência em gestão é crucial para garantir que os recursos públicos sejam bem utilizados e que a cidade prospere”, finalizou.