segunda-feira, 8, julho, 2024

Prefeitura investe na aquisição de instrumentos para o ensino de música nas escolas

Secretaria da Educação adquiriu violões para a EMEF do Campo Hermínio Pagotto e para o NEJA Irmã Edith, além de instrumentos de percussão e sopro para a Banda Chiquinha Gonzaga, da EMEF Henrique Scabello

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação, investiu na aquisição de instrumentos musicais destinados ao ensino de música nas escolas municipais. Ao todo, foram adquiridos oito violões para a EMEF do Campo Hermínio Pagotto, do Assentamento Bela Vista, oito violões para o NEJA (Núcleo de Educação de Jovens e Adultos) Irmã Edith e 32 instrumentos de percussão e de sopro para a Banda Marcial Chiquinha Gonzaga, da EMEF Henrique Scabello, do Jardim das Hortências.
A perspectiva do ensino de música nas escolas municipais decorre da parceria estabelecida entre a Secretaria da Educação e a Secretaria Municipal de Cultura, através do Programa de Oficinas Culturais, a qual possibilita a ampliação do currículo escolar, o acesso à cultura e colabora para o cumprimento da legislação federal, Lei 13.278/16, que incluiu o ensino das artes visuais, da dança, da música e do teatro nos diversos níveis da educação básica. Vale salientar que, o despertar da dimensão sensível e criativa, contribui para o processo de aprendizagem, de desenvolvimento e de afirmação das potencialidades, princípios pertinentes ao conceito da educação integral.
Os violões adquiridos são do tipo acústico, com seis cordas de nylon, corte de corpo clássico e escalas Purple Hearth, Rosewood, Maple, com capas de proteção, sendo oito unidades destinadas à EMEF do Campo Hermínio Pagotto e oito ao NEJA Irmã Edith. No caso do ensino do Violão na EMEF do Campo Hermínio Pagotto, a parceria entre as Secretarias visa também garantir o acesso da comunidade escolar residente no campo à aprendizagem e às vivências em arte e a cultura, uma vez que a localização geográfica limita o acesso aos inúmeros programas e projetos municipais oferecidos na área urbana. Além disso, essa ação visa incentivar e fortalecer os aspectos de expressão e produção cultural do campo. Em relação à introdução do ensino de Violão na Educação de Jovens e Adultos, a Secretaria Municipal da Educação buscou, com a parceria junto ao Programa das Oficinas Culturais, responder à demanda apresentada pelos estudantes da EJA no período que sucedeu a pandemia, no retorno das aulas presenciais, os quais solicitavam a oferta de atividades diferenciadas de esporte e cultura de modo a contribuir para a superação de experiências vivenciadas no período de isolamento social que impactaram os aspectos físicos e emocionais dos jovens e adultos. O sucesso da experiência iniciada em 2021, mediante a adesão e a motivação dos estudantes, demonstrou que o valor do investimento é válido porque, além de contribuir para o desempenho escolar dos estudantes, promove e fortalece nos jovens e adultos os valores individuais e oportuniza aos que, por diferentes motivos, não tiveram acesso à vivências em arte e cultura.
A Banda Chiquinha Gonzaga é um projeto pedagógico da EMEF “Henrique Scabello”, localizada no Jardim das Hortências, cuja gestão é compartilhada entre as Secretarias Municipais da Educação e Secretaria Municipal de Cultura. A aquisição de instrumentos consta de um quadriton, um saxofone soprano, um saxofone tenor, dois bumbos, dois trombones, dois trompetes, três repiniques, quatro caixas de guerra e seis pares de pratos. Esse investimento permitirá a ampliação da banda por meio de com ingresso de novos componentes. A banda possui uma história de 20 anos de existência e de sucesso, cumprindo um importante papel de ampliação dos saberes e do repertório artístico-cultural da comunidade. É constituída por aproximadamente 60 alunos, que recebem formação musical instrumental, com aulas práticas e teóricas em percussão e metais, realizando apresentações em diferentes eventos e cidades. A reestruturação da banda garantirá que este projeto cumpra seu importante e qualificado trabalho junto à comunidade escolar do Jardim das Hortênsias, abrilhantando os eventos da cidade e representando Araraquara em cidades da região mediante convites que recebe.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias