Na noite de quarta-feira (03), o Plenário da Câmara mais uma vez foi o palco para a entrega do Prêmio “Magali Aparecida Merola – Artista Destaque”, que, na terceira edição, reconheceu o trabalho de João Paulo Malara Capparelli, mais conhecido como Jota Aracê. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e está disponível para ser assistido a qualquer momento pelo Facebook e YouTube.
A premiação foi conduzida pela vereadora Fabi Virgílio (PT), idealizadora da honraria criada em 2021, e contou ainda com a presença de Euzânia Andrade, secretária Municipal de Cultura, e Weber Nunes “Reo”, representando o Conselho Municipal de Cultura.
“É uma honra estar aqui celebrando essa grande conquista e fazendo uma travessia do que hoje o grafitti representa, essa arte que foi, por muito tempo, marginalizada, escanteada, vulgarizada”, destacou Fabi.
Escolhido entre as quatro indicações feitas por vereadores, entidades, organizações e sociedade civil em 2024, Aracê tem mais de 10 anos de carreira e já criou mais de 100 murais. Atualmente, estima-se que entre 30 a 40 dos seus trabalhos estejam colorindo as ruas da cidade, presentes em instalações e pinturas que retratam rostos de pessoas comuns, celebridades e elementos da natureza brasileira.
Para Euzânia, a homenagem é merecida, pois “sua obra não é apenas um conjunto de formas e cores aplicadas sobre uma superfície, é um grito, é um poema visual, um manifesto que nos convida a ver o mundo com outros olhos”.
Acompanhado por familiares, o artista agradeceu emocionado o carinho recebido na Casa de Leis, relembrando sua trajetória iniciada com o grafitti e as parcerias firmadas ao longo dos anos. “Araraquara é um núcleo, um nascedouro de vários artistas importantes em âmbito nacional. Eu acho que isso é muito importante para quem é artista e pode ajudar a inspirar e a motivar a gente a expandir o trabalho para além de Araraquara”, finalizou.
Conheça o homenageado
João Paulo Malara Capparelli é araraquarense e ainda na infância começou a demonstrar interesse pelo desenho. Aos 14 anos, teve as primeiras experiências com o grafitti e, três anos depois, já pintava nas ruas regularmente, iniciando contatos com outros artistas, que contribuíram para aprimorar sua técnica e estilo.
Cursou Publicidade e Propaganda e chegou ao cargo de diretor de arte em uma agência, mas, em 2013, decidiu se dedicar ao trabalho artístico em tempo integral, administrando agora o seu próprio negócio. A partir disso, as oportunidades para a realização de trabalhos comerciais começaram a surgir e, atualmente, é possível contemplar os desenhos de Aracê não mais apenas nas ruas da Morada do Sol, mas em exposições em cidades do Brasil e do mundo.
Prêmio “Magali Aparecida Merola – Artista Destaque”
Criado em 2021, por meio do Decreto Legislativo nº 1.126, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, o Prêmio “Magali Aparecida Merola – Artista Destaque” tem por objetivo valorizar o trabalho de artistas que se destacam em suas vocações artísticas e culturais na cidade de Araraquara. A escolha do homenageado é feita pelos integrantes do Conselho Municipal de Cultura de Araraquara, que votam nas sugestões apresentadas por vereadores, entidades, organizações e sociedade civil para aquele ano.