Em Araraquara, onde está localizada a Penitenciária Sebastião Martins Silveira, 285 presos foram beneficiados pela liberdade provisória. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), eles deixaram o presídio nessa quarta-feira (13) e devem retornar na próxima terça-feira (19).
O número de detentos que ganharam a liberdade de uma semana é menor que a Penitenciária de Itirapina, de onde saíram 426 presos. Da mesma forma terão que retornar na semana que vem para a unidade prisional.
O benefício, concedido por juízes das varas de execução penal, é permitido aos presos que cumprem pena em regime semiaberto nas unidades prisionais, que até a data da saída tenham cumprido um sexto da pena total se for primário, ou um quarto se for reincidente. Além disso, o detento precisa ter boa conduta carcerária para ser analisado pelo juiz. O preso também precisa comprovar o endereço de onde permanecerá durante o período de saída e dispor de meios para locomoção do presídio para o local onde vai ficar, bem como o retorno.
Foto: O Imparcial