Na quarta-feira (12), o plenário da Câmara Municipal foi palco para mais uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos do Idosos, presidida pelo vereador Paulo Landim (PT). A pauta principal foi saúde, e contou com a presença da secretária da saúde do município, Emanuelle Laurenti; e também com representantes das três instituições filantrópicas de Araraquara que acolhem idosos: Asilo São Francisco, Lar Otoniel de Camargo e Vila Vicentina. Juntas, as três instituições acolhem 194 idosos na cidade.
“É a terceira reunião da nossa Frente Parlamentar desde que foi criada. Foi um diálogo muito produtivo, e a secretaria da saúde, junto com sua equipe, foram muito atenciosos para atender e tentar solucionar as demandas trazidas pelas instituições”, disse Paulo Landim (PT).
As instituições abordaram a falta de insumos necessários para o atendimento e tratamento adequado aos idosos. Também foi conversado sobre a importância de aproximar as universidades que tenham cursos nas áreas de saúde, auxiliando no atendimento e também contribuindo para a formação profissional dos estudantes.
Foi colocado em discussão a necessidade da secretaria da saúde e sua equipe visitar pessoalmente as três instituições, para conhecer melhor a realidade de cada uma. Sugestão essa que foi aceita, e deverá ser colocada em prática.
Também foram entregues relatórios para a equipe da saúde, com as principais demandas das instituições.
Todos os integrantes da Frente Parlamentar em defesa e Garantia dos Idosos estavam presentes: os vereadores Marcão da Saúde (MDB), Geani Trevisóli (PL), João Clemente (PP) e Michel Kary (PL).
A reunião também contou com representantes das três instituições filantrópicas de Edson Janote, vice-presidente do Asilo São Francisco; Maria Cristina, do Lar Otoniel de Camargo; e Sérgio Luís, presidente da Vila Vicentina.
Também participaram da reunião a Karina Maia, subsecretária da assistência especializada da saúde; Luís Garlippe, chefe da divisão de reabilitação; Wagner Aparecido Prates, subsecretário de atenção básica; Lúcia Helena Bento, da assessoria especial de políticas para pessoas idosas, da secretaria de Direitos Humanos; Marcelo Gigante, chefe de divisão de eventos culturais, da secretaria de cultura; e Marilda Aparecida Fernandes, assistente social do CREAS da secretaria de desenvolvimento social.
A próxima reunião da Frente Parlamentar está marcada para o dia 10 de dezembro, às 10h, no Plenarinho da Câmara Municipal.
Emenda na LOA aprovada
A Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Idosos vem trabalhando para melhorar o acolhimento aos idosos. Em conjunto com todos os vereadores e vereadoras da Câmara, a Frente Parlamentar construiu um pedido ao executivo para que a sobra orçamentária da Casa de Leis seja destinada para as instituições (a indicação pode ser acessada no link: https://siave.camara-arq.sp.gov.br/arquivo?Id=339665). Essa prática ocorreu nas últimas gestões do legislativo e executivo.
No ano passado, por exemplo, quando a Câmara era presidida por Paulo Landim (PT) e o executivo tinha à frente Edinho Silva (PT), foi destinado R$ 700 mil para o Fundo Municipal do Idoso, que depois foi repassado para as três instituições. Essa verba garantiu o pagamento do 13º dos funcionários.
Em 2025, essa decisão depende da decisão do atual prefeito, Dr. Lapena (PL). Além da indicação, novamente em um ato de união, a Frente Parlamentar e todos os 18 vereadores assinaram a inclusão de uma emenda na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, prevendo a destinação de R$ 1 milhão para as ILIPIs (a emenda pode ser acessada no link: https://siave.camara-arq.sp.gov.br/arquivo?Id=339418). A emenda já foi aprovada na 11ª sessão extraordinária da Câmara Municipal, realizada no início de novembro. Mas também depende da aprovação do atual Prefeito.































