A Secretaria de Obras e Serviços Públicos segue atuante, trabalhando na zeladoria e limpeza urbana de Araraquara. Para garantir a conservação e a organização dos espaços, os serviços de limpeza pública foram intensificados. Mesmo com os trabalhos intensificados, a cidade ainda tem muitas áreas públicas e privadas tomadas pelo mato alto.
Do início do ano até a segunda quinzena de abril, diversas equipes compostas por servidores, cooperados e reeducandos se mobilizaram para fazer a limpeza manual, raspagem e capina de mais de 1.500.000 metros quadrados de vias, canteiros centrais, praças, áreas de lazer e postos de saúde. Já a roçada mecanizada e o gradeamento de grandes áreas somam cerca de 1.100.000 m² em diferentes áreas da cidade. Também foram ampliadas a varrição de ruas na região central e corredores, e a varrição de praças.
Em relação aos serviços de manutenção e segurança, foram removidas mais de 130 árvores caídas, além de outras 80 que apresentavam risco de queda. As equipes realizaram 250 podas preventivas, reduzindo os riscos de acidentes, e as retiradas de galhos foram feitas em mais de 150 locais.
Lucas Turetta de Alencar, subsecretário de Serviços Públicos, afirma que, embora as demandas pelos serviços continuem altas, tem sido possível alcançar todas as regiões da cidade. “A secretaria de Obras e Serviços Públicos vem atuando de forma muito eficaz: limpeza, roçada, podas de árvores, remoções de arvores laudadas com risco de quedas, esses serviços estão sendo executados de forma acelerada”. A proximidade do período de estiagem oferece um prognóstico positivo. “Conseguiremos concluir todos os serviços pendentes e também colocar em prática uma programação mensal de serviços, divididas por regiões”, conclui.
Desde o início de abril, já foram cobertas as áreas do Vale do Sol, Jardim Uirapuru, Jardim Ipanema, Jardim Martinez, Jardim das Estações, Jardim Ravena, Carmo, Jardim Imperador, Vila Ferroviária, Jardim Adalberto Roxo e Assentamento Bela Vista. Para os próximos dias, as equipes estarão distribuídas para trabalhar nos bairros Jardim Biagioni, Jardim Regina, Jardim Pinheiros, Yolanda Ópice, Jardim Santa Lúcia, Jardim Aclimação, São Geraldo, Jardim Botânico e Vale Verde, além da região do Cecap e do Parque Iguatemi.