quinta-feira, 18, julho, 2024

Sesc Araraquara apresenta espetáculo de dança “Encantado”, criado e dirigido pela bailarina e coreógrafa brasileira Lia Rodrigues

Peça será exibida no Teatro Municipal de Araraquara, no dia 26/6, às 20h

Mais lido

A palavra ‘encantado’, do latim incantatus, designa algo que é ou foi objeto de encantamento ou de feitiço mágico. ‘Encantado’ é também sinônimo de maravilhado, deslumbrado ou fascinado e uma expressão de cumprimento social.

No Brasil, a palavra ‘encantado’ tem ainda outros sentidos. O termo se refere às entidades que pertencem a modos de percepção de mundo afro-ameríndios. Os ‘encantados’, animados por forças desconhecidas, transitam entre céu e terra, nas selvas, nas pedras, em águas doces e salgadas, nas dunas, nas plantas transformando-os em locais sagrados. São seres que atravessam o tempo e se transmutam em diferentes expressões da natureza. Não experimentaram a morte, mas seguiram em outro plano, ganhando atribuições mágicas de proteção e de cura. Deste modo, as ações predatórias que ameaçam a vida na Terra, a destruição sistemática das florestas, dos rios e do mar impactam também a existência dos Encantados. Não há como separar os encantados da natureza ou a natureza desses seres. 

            ‘Encantado’ é o título da nova criação da Lia Rodrigues Companhia de Danças que se inicia no contexto da crise sanitária provocada pelo covid-19. A escolha desse título nasceu do desejo de usar a magia e a encantação como guias para conduzir o nosso processo criativo que acontece nesse momento dramático em que vivemos no Brasil.

Como encantar nossos medos e nos colocarmos no coletivo, próximos uns dos outros? Como encantar o que nos cerca, imagens, danças e paisagens e transformá-las em nossos corpos e ideias?  Como nos acoplarmos, nós e o ambiente, em arranjos variados? Como ir ao encontro de seres viventes em toda a sua diversidade, criando aglomerações e agrupamentos, engendrando entidades que se encantam e se desencantam numa ciranda sem fim?

Foto: Sammi Landweer

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias