Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Secretaria de Cultura e a Fundart, em parceria com o Sesc Araraquara, promovem a 1ª edição da Semana do Circo “Almoçando Piolin”, no período de 26 de março a 02 de abril.
A abertura do evento será no Sesc Araraquara, no sábado (26/3), com o espetáculo Ilhado, da Cia. LaMala. A apresentação será às 16 horas, aberta a todos os públicos. Não haverá distribuição de ingressos e para participar é só chegar.
Em um mundo solitário, perambulando pela rua, numa delicada região entre a realidade e o delírio, a vida e a arte, está Ilhado. Cheio de fantasias e muito criativo, este homem dá novos significados aos objetos que encontra em seu caminhar. Seus melhores amigos são imaginários, exceto sua cachorra Sacola, com quem divide os dias, os medos, a comida e a vida na cidade grande. Ilhado é um espetáculo para toda a família, que retrata um dia na vida de um morador de rua, trazendo a reflexão sobre essa realidade. Em cena, os atos intuitivos revelam habilidades diversas e técnicas como equilíbrio, malabarismo, mágica e acrobacia.
Este é o primeiro espetáculo solo da Cia LaMala, no qual o ator Carlos Cosmai busca aliar às técnicas circenses, sua engenhosidade, sua introspecção, experiências criativas à suas habilidades para execução de objetos e equipamentos como o caso de um robô pneumático, criado e manipulado por ele no espetáculo Fábrica de Brinquedos, bem como todo o cenário e boa parte dos objetos cênicos dos espetáculos da Cia LaMala.
Sobre a Cia. – Composta pelos artistas Carlos Cosmai e Marina Bombachini, a LaMala destaca-se no cenário cultural brasileiro por sua pesquisa da técnica circense de mão a mão, combinada também com outras expressões artísticas. A Cia. foi formada em 2005, em um encontro da dupla no Núcleo de Montagem Circense da Escola Livre de Teatro de Santo André e seguem escrevendo uma dramaturgia a partir da gestualidade e das expressões do corpo.
Em 2017, Carlos foi indicado ao Prêmio São Paulo de melhor ator por sua atuação em Ilhado, e além desta montagem reúnem no repertório outros 4 espetáculos: “Se Romeu e Julieta…”(2011) com texto de Luís Alberto de Abreu e direção de Domingos Montagner e Fernando Sampaio, da Cia LaMínima; -“Fábrica de Brinquedos” (2012) dirigido por Marcelo Lujan; – “Playground”, (2014) dirigido Lu Lopes. -“ÍNTIMO” (2016) dirigido por Bruno Rudolf.
Informações para acesso ao espetáculo: pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única; e crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante UMA dose (conforme calendário do município). O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto. O uso da máscara é recomendado durante a permanência na Unidade.
“Almoçando Piolin” tem como propósito o resgate da história do circo e sua relevância nacional, a partir da contextualização da importância do circo para a Semana de Arte Moderna. O coordenador executivo de Cultura, Carlos Henrique Fonseca, conta que o grande Abelardo Pinto (1897-1973) – o conhecido Palhaço Piolin – participou e foi homenageado na Semana de 22, por simbolizar a brasilidade desejada pelos artistas modernistas. “Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Anita Malfatti são alguns dos que o chamavam ‘Rei dos Palhaços’ ”.