A Unidade de Saúde da Família (USF) Prof. Dr. Edmundo Juarez, no Jardim Brasília, foi entregue à população, reformada e ampliada, nesta manhã de quarta-feira (18), em ato realizado pela Prefeitura de Araraquara. Foram investidos R$ 319 mil no projeto.
A reforma faz parte do pacote de 24 obras na área da Saúde custeadas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde. Destas, já foram entregues a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier e agora a USF do Jardim Brasília, uma conquista da população levantada em plenária do Orçamento Participativo (OP).
A USF Prof. Dr. Edmundo Juarez atende uma população de mais de 5.6 mil pessoas residentes no Jardim Brasília e mais 11 bairros.
“Estávamos ansiosos para entregar esta unidade, como estamos ansiosos para entregar as outras unidades que também estão em reforma. A Prefeitura tem que cumprir os prazos estabelecidos no convênio com o governo federal, então, corremos para organizar a rede para receber mais de 20 obras. É o maior volume de recursos investidos na saúde pública de Araraquara. Minha gratidão a toda a rede pela compreensão e também à população, porque obra gera transtorno, mas o resultado final compensa. Este é de fato um momento especial, porque, a cada entrega, significa que estamos restabelecendo a normalidade da nossa rede. Temos 38 unidades, muitas inauguradas há décadas, que necessitavam muito de reforma e ampliação. E essa é especial, porque foi uma proposta levantada em plenária do Orçamento Participativo”, afirmou o prefeito Edinho, aos presentes na solenidade de abertura. “E é especial também porque presta homenagem ao Dr. Juarez, uma figura emblemática e respeitada na saúde pública de Araraquara e de todo o país. Ele criou a concepção de saúde pública, uma autoridade que, quando falava, era ouvido. O Brasil ouvia”, acrescentou o prefeito.
A coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Talitha Martins, e a secretária municipal de Saúde, Juliana Lujan, também fizeram suas saudações aos presentes na inauguração, destacando a importância do investimento na USF do Jardim Brasília e nas outras unidades que estão sendo reformadas e ampliadas, visando a melhoria do ambiente de trabalho e no atendimento à população.
“Essas obras são reflexo da preocupação desse governo com a Saúde. Trabalhamos muito para que tenhamos um SUS cada vez mais forte na nossa cidade”, enfatizou Juliana Lujan.
Também fizeram parte da frente de autoridades, o médico de Família e Comunidade, Yuri Nascimento Duarte; as secretárias municipais Renata Bratfisch, de Obras e Serviços Públicos, e Salua Kairuz, do Desenvolvimento Urbano; o secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, e o representante da Ramon Aguilera Participações e Empreendimentos, responsável pela obra, Gabriel Pavanelli. A enfermeira Marta Inenami, que trabalhou com o Prof. Dr. Edmundo Juarez, também participou da cerimônia representando parentes e amigos do médico.
O médico Edmundo Juarez, que dá nome à USF, fez carreira universitária como professor titular em Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP, ao mesmo tempo que se destacou em vários cargos na área da saúde, entre eles, na presidência da Fundação Nacional de Saúde, na década de 1990, a convite do então ministro da Saúde Adib Jatene. Foi diretor do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), da FSP/USP, e se destacou por acreditar que o médico de saúde pública devia desenvolver todo o seu potencial e usar todos os seus recursos nas atividades de ponta, em contato direto com a população, objeto maior da sua intensa e profícua vida profissional. Dr. Edmundo Juarez faleceu em 1997.