quinta-feira, 4, julho, 2024

Usuários da USF do Hortências participam de ação alusiva ao Novembro Azul

Profissionais de saúde abordaram os principais problemas de saúde que afetam a população masculina; parceria garantiu corte de cabelo

Mais lido

Usuários da Unidade de Saúde da Família ((USF) “Dr. José Nigro Neto”, do Jardim das Hortências, participaram nesta segunda-feira (21) de ação alusiva ao “Novembro Azul”, realizada pelas equipes da unidade, com a parceria do Grupo Jardim das Gestantes e do cabeleireiro Leonardo, que realizou cortes de cabelo gratuitos durante a ação.

Enquanto aguardavam atendimentos diversos na sala de espera da unidade, eles acompanharam palestra da médica Adriana Aveiro Ventura, explicando a importância da campanha “Novembro Azul” e o conceito de saúde preventiva para a população masculina. Foram abordados os principais problemas de saúde que afetam a população masculina, incluindo as doenças crônicas como diabetes e hipertensão, o câncer, como o de próstata, e a importância do cuidado em saúde permanente. Também foi abordado o tema violência, com informações sobre acidente de trânsito e homicídio.

A campanha Novembro Azul tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce.

Essas ações preventivas e de educação em saúde estão sendo realizadas para a população em geral que utiliza os serviços da unidade, sendo conduzidas por médicos, dentistas, equipe de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), da Secretaria Municipal de Saúde.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias