quinta-feira, 19, setembro, 2024

Vice-prefeito empossa integrantes do Conselho de Economia Criativa e Solidária

Também houve comemoração pelo Dia Nacional da Economia Solidária, entrega de portfólios dos empreendimentos econômicos criados na atual gestão e roda de conversa sobre perspectivas para as próximas ações

Mais lido

Em solenidade no auditório da Escola Técnica Paula Souza, nesta quinta-feira (16), o vice-prefeito Damiano Neto, representando o prefeito Edinho, empossou conselheiros do Conselho Municipal de Trabalho e Economia Solidária. Também houve comemoração pelo Dia Nacional da Economia Solidária, entrega de portfólios dos empreendimentos econômicos criados na atual gestão e roda de conversa sobre perspectivas para as próximas ações.

Damiano Neto ressaltou o trabalho da coordenadora municipal Camila Capacle e da equipe de Economia Criativa e Solidária que transformaram Araraquara em uma referência nacional e internacional no setor. Também destacou as atribuições do novo conselho.

“O trabalho realizado nas mais diversas frentes, incluindo a nossa Incubadora de Empresas e o incentivo ao cooperativismo, contribuem para uma cidade mais justa, com oportunidade para todos. A atuação do conselho de Trabalho e Economia Criativa e Solidária é fundamental neste contexto de superação da crise econômica agravada pela pandemia”, enfatizou Damiano Neto.

A vereadora Thainara Faria (PT), autora da lei sobre o “Mês Municipal de Economia Criativa e Solidária”, comemorada anualmente em dezembro, parabenizou os novos conselheiros e elogiou o empreendedorismo dos cooperados.

“Em nome de duas cooperativas, que eu acompanho mais de perto, Cooperativa Sol Nascente e Cooperativa Acácia, eu quero parabenizar todos aqueles que persistiram e não desistiram diante das dificuldades. Portanto, persistam no sonho, que haverá muitas vitórias e sucessos”, disse a vereadora, eleita deputada estadual.

Também o vereador Guilherme Bianco (PSol) destacou o trabalho exitoso da gestão municipal na implantação da coordenadoria de Economia Criativa e Solidária.

“A gente fica muito feliz de ter uma cidade que tenha apostado no cooperativismo e na economia criativa e solidária como um modelo de trabalho que tem gerado oportunidades. Este portfólio demonstra a quantidade de cooperativas que deram certo e a gente consegue compreender que é uma política pública que deu resultados”, elogiou Bianco.

Também participou do evento a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, o professor do Núcleo e Extensão e Pesquisa em Economia Solidária, Criativa e Cidadania (Nepesc), Sérgio Azevedo Fonseca, a representante do Coletivo Rolê, Fabiana Maciel, o representante das cooperativas e associações incubadas, Edgar Gomes Martins

Apoio

A coordenadora Camila Capacle agradeceu o apoio do prefeito Edinho e do vice-prefeito Damiano Neto, da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Unesp, dos cooperados e dos novos conselheiros empossados.

“Estamos felizes com este momento de prestação de contas, debates sobre novas perspectivas e posse do conselho, além da publicação do portfólio. Atualmente, temos dez empreendimentos, sendo sete cooperativas e três associações. Conquistamos grandes vitórias em contratos com a Prefeitura de Araraquara que permitem a sustentabilidade desses empreendimentos”, concluiu Camila Capacle.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias