18ª Marcha da Consciência Negra marca o feirado do dia 20 de novembro

Data também é dedicada à Zumbi dos Palmares e à homenagem aos orixás, o que ressalta a força e a espiritualidade que permeiam a cultura afro-brasileira

Mais lido

Araraquara realiza a 18ª edição da Marcha da Consciência Negra na quarta-feira, 20 de novembro, feriado nacional da Consciência Negra. A concentração terá início às 16h30 na Praça Júlio Mesquita e seguirá em direção à Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”, ambas localizadas na Vila Xavier.

Comunidades de terreiro, povos e comunidades de matriz africana devem se unir à Marcha da Consciência Negra, de Zumbi dos Palmares e dos Orixás para um encontro que celebra a riqueza e a diversidade da cultura afro-brasileira, refletindo o compromisso com a luta antirracista e promovendo a conscientização sobre a importância de um ambiente inclusivo e respeitoso.

Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais, lembra que “além disto, é um dia dedicado à homenagem aos orixás, ressaltando a força e a espiritualidade que permeiam a cultura afro-brasileira. Juntos, reforçamos nosso compromisso com a valorização das tradições afro-religiosas e com a luta por igualdade.”

De acordo com a coordenadora, a união e participação na 18ª Marcha da Consciência Negra e dos Orixás é de extrema importância para fortalecer a luta pela equidade e pelo respeito à diversidade. “Este encontro não apenas celebra a rica cultura afro-brasileira, mas também promove uma reflexão profunda sobre a necessidade da conscientização antirracista em nossa sociedade”, aponta. “Ao estarmos juntos nesta marcha, mostramos nosso compromisso direto com a construção de uma Araraquara antirracista e mais equânime.”

Programação – A concentração na Praça Júlio Mesquita seguirá pela Rua Almirante Tamandaré até a esquina do Tiro de Guerra,  e então sobe a Avenida Paulo da Silveira Ferraz até a Casa SP Afro Brasil, onde às 17h30 será realizado o lançamento da Cartilha Antirracista de Araraquara, em uma realização da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, Academia Araraquarense de Letras, NEAB (Nucleo de Estudos Afro-brasileiros)  da Uniara.

A partir das 18h tem início a programação musical, com uma grande roda de samba com o Bloco da Hora e Grupo Chega pra Sambar, de Ribeirão Preto, e também o Dj Alf Dee.

Também confirmada está a participação do Grupo de Maracatu Sementes Crioulas, além de capoeiristas de Araraquara e os religiosos de matrizes africanas.

Os afroempreendedores da FeirAfro, também marcam presença neste encontro, com produtos que valorizam a culinária e cultura afro. A feira é realizada com o apoio do  PNCC – Programa Nacional dos Comitês de Cultura e  APPRECABA  (Associação para Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Afro Brasileira de Araraquara).

Vale destacar que o calendário de eventos da cidade no mês da Consciência Negra tem como objetivo promover debates, despertar a reflexão e conscientizar a população com atividades voltadas para construção de uma Araraquara mais equânime e antirracista.

O Novembro Negro da Morada do Sol é uma realização da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais (CEPER), órgão ligado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, em parceria com as diversas instituições do município, como o Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo, com a Associação para Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Afro Brasileira de Araraquara (APPRECABA) e com o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).

A 18ª Marcha da Consciência Negra é uma atividade gratuita. A Praça Júlio Mesquita está localizada na Rua Prof. Dorival Alves, na confluência da Avenida dos Ferroviários com a Rua Almirante Tamandaré, na Vila Xavier.

SERVIÇO:

18ª Marcha da Consciência Negra

Local: Praça Júlio Mesquita (Rua Prof. Dorival Alves, na confluência da Avenida dos Ferroviários com a Rua Almirante Tamandaré na Vila Xavier)

Dia: quarta-feira (feriado – 20 de novembro)

Horário: concentração a partir das 16h30

Grátis

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias