sexta-feira, 22, novembro, 2024

“1ª Semana Municipal de Poesia José Roberto Telarolli, o poeta da Vila” será lançada na segunda

Na segunda-feira (24) acontece a abertura do evento com lançamento de edital de premiação para publicação de livros de poesia

Mais lido

Na próxima semana, a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart realizam a “1ª Semana Municipal de Poesia José Roberto Telarolli, o poeta da Vila”, instituída no calendário oficial do município pela Lei nº 10.452, por meio de projeto da vereadora Fabi Virgílio. As atividades serão realizadas de 24 a 29 de outubro, em diversos locais da cidade, com atividades gratuitas.

Com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita de poesia, com foco nos autores locais, a Semana Municipal de Poesia José Roberto Telarolli será comemorada anualmente na última semana do mês de outubro, com atividades que preveem reuniões, palestras, seminários – entre outros.

Em um texto do poeta e compositor Rogério Nóia, extraído da apresentação do CD “Poeta das Vilas”, Nóia aponta: “José Roberto Telarolli, poeta das vilas de Araraquara… do Brasil… do Mundo! Irreverente, criou obras com variada gama de motivos, que vão do social ao romântico; do satírico ao político. Por pensar, sofria! Sofria com as injustiças sociais e a hipocrisia das religiões e da burguesia. Sofria pela violência ditatorial do militarismo. Sofria pela condição de impotência de todo um povo. A poesia e o samba foram seus veículos de combate a tudo isso.”

Para o músico Nóia, grande amigo de José Roberto Telarolli, a sensibilidade aguçada e o posicionamento sócio-político de Telarolli, lhe renderam bons sambas e, claro, muita poesia. Vale destacar que José Roberto Telarolli faleceu em 1981, com 34 anos de idade.

Programação

A abertura da Semana da Poesia será realizada na Biblioteca Municipal Mário de Andrade na próxima segunda-feira, 24 de outubro, e contará com o lançamento do edital de premiação para publicação de livros de poesia. A partir das 18h terá início a exposição “Meu nome é Zé – Poeta da Vila”, no saguão superior da biblioteca.

De acordo com o coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, a exposição é uma pequena amostra do grande acervo deixado pelo poeta José Roberto Telarolli. “Focamos em apresentar manuscritos, primeiras versões e trechos de cordéis, bem como seus originais. Assim, é possível entender o processo criativo do artista”, explica.

Já o lançamento do edital de premiação para publicação de livro de poesia será às 19h, no auditório da biblioteca, com a participação da secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli e da vereadora Fabi Virgílio.

Após o lançamento do edital, às 19h30, será formada a mesa “Poesia muda o mundo”, com a participação dos escritores locais Bruno Caldeira, Sonia Guzzi e Tadeu Marcato, com mediação de Pedro Junqueira, jornalista da Secretaria de Comunicação.

De terça (25) até quarta-feira (26) será realizada a atividade “Poetas Vão à Escola – Oficina para Escrever Poesia” em escolas municipais e no NEJA – Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Irmã Edith. As atividades acontecem com a participação do COLE SA (Coletivo de Escritores de Araraquara) e a produção de Rodrigo Vulcano.

Assim, a EMEF Luiz Roberto Salinas Forte recebe a oficina “Tertúlia da escrita criativa”, com José Guilherme (dia 25, às 9h); na EMEF Vereador Edmilson de Nola Sá haverá o “Laboratório de Escrita e Processos Criativos”, com Danilo Forlini (dia 25, às 9h); na EMEF Waldemar Saffioti, Tadeu Marcato facilita a oficina “Poéticas da existência” (dia 25, às 9h); os alunos da EMEF Henrique Scabello participam da “Poesia: um novo olhar”, com Dani Raphael (dia 26, às 9h); “Solte o Verbo”, com Lilian Penteado, é a oficina a ser realizada na EMEF Ruth Villaça Correa de Leite Cardoso (dia 26, às 9h); e, por fim, o NEJA Irmã Edith conta com “Haicais, microcontos e Pequenos Textos”, com Rodrigo Vulcano (dias 25 e 26, às 19h30).

Na sexta-feira (28) haverá “Poesia no Pé do Ouvido” com os alunos de Teatro do Senac Araraquara, sob direção de Jorge Okada. As performances acontecem às 11h30 e 17h30, nos pontos de ônibus da região central da cidade.

Ainda na sexta-feira será realizado, das 19h às 21h, na Praça das Bandeiras, o Slam de Poesia, com o Coletivo Virando a Rua e produção de Bruna Inaraí. Juventude, poesia autoral e performance em competições ou “batalhas poéticas” estão garantidos.

Fechando a programação da “1ª Semana Municipal de Poesia José Roberto Telarolli, o poeta da Vila”, no sábado à noite, a partir das 19h, a programação se concentra na calçada do Ponto Chic, na Vila Xavier, onde serão realizados: o lançamento dos livros de Tadeu Marcato (“O dia em que Dionísio tirou Apolo para dançar”) e Anderson Piva (“Beberei a vida às borras”) e também o “SarauSamba do Zé Poeta” com Teroca e Amigos.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias