sábado, 19, outubro, 2024

53ª Semana Jurídica da Uniara conta com palestras, homenagens e lançamento de livros

Evento foi realizado entre os dias 14 e 17 de outubro, no Gran Hotel Morada do Sol

Mais lido

A 53ª Semana Jurídica – Dr. “Gilson Miguel Gomes da Silva”, promovida pelo curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara, foi marcada por palestras proferidas por grandes nomes da área de processo penal, homenagens e lançamento de livros. O evento foi realizado entre os dias 14 e 17 outubro, no Gran Hotel Morada do Sol.

A abertura do evento contou com muitas homenagens, sendo uma delas ao Juiz de Direito, Diretor do Fórum da Comarca de Monte Alto e docente da graduação, que dá nome à Semana, Gilson Miguel Gomes da Silva, e seus familiares, que agradeceu a homenagem e a todos os companheiros de profissão.

Silva, membros do Diretório Acadêmico – D.A. “Professor Walter Medeiros Mauro” e o palestrante da noite, Edilson Mougenot Bonfim, renderam homenagens ao advogado e professor do curso, José Luiz Passos – falecido em setembro deste ano – por meio de seus familiares, e ao promotor e advogado, Fernando Tourinho Filho, que contou com a presença de sua neta.

Bonfim falou sobre “A missão e os desafios do processo penal contemporâneo”. “Foi muito emocionante, pois tive a oportunidade de reencontrar muitos acadêmicos do direito. No meu dia a dia, estou mais com profissionais, professores e autoridades, e reencontrar os acadêmicos foi muito engrandecedor. São eles o futuro do país, pois esse é um momento de semeadura. Fui muito bem e afetuosamente recebido e busquei entregar a minha vivência, a minha forma de enxergar o mundo sob a ótica de um profissional que opera o processo penal”, agradece o palestrante.

A segunda noite do evento contou com as palestras: “Estrutura Acusatória: a Necessária Reconfiguração do Processo Penal Brasileiro”, ministrada pelo professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mauro Fonseca Andrade; e “O Controle da Corrupção pelo Direito Criminal: Perspectiva”, proferida pelo professor de Direito Criminal da Unesp, Fernando Andrade Fernandes.

A solenidade também foi marcada pelo sorteio dos livros produzidos pelo coordenador do curso de Direito da Uniara, Fernando Passos, e pelo docente da graduação, Ademar Ronquim Filho, e o Diretório Acadêmico – D.A. “Professor Walter Medeiros Mauro” prestou uma homenagem aos docentes pelo dia dos Professores.

“O objetivo principal foi termos a oportunidade de trocar algumas informações com eles, para que pudessem enriquecer essa perspectiva mais técnica a respeito do crime de corrupção, não só para a situação profissional que vão ter no futuro, mas também como cidadãos que possam avaliar os casos de corrupção e as circunstâncias da corrupção que fazem tanto dano não só para o Brasil, mas também aos outros países”, relata Fernandes.

Nesta quarta, dia 16, os participantes da Semana Jurídica acompanharam duas palestras. A primeira, intitulada “Requisições do Ministério Público no Combate aos Crimes de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas”, foi ministrada pelo Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo – MPSP, coordenador do NETPDH e da graduação de Direito da Unesp, Paulo César Corrêa Borges. A segunda, “O Direito e seus Desencantos: da Lava Jato e a Ilusão da Justiça”, foi proferida pelo doutor em Direito, ex-membro do Ministério Público Federal – MPF, advogado e professor, Eugenio Pacelli.

“Estar na Uniara, poder representar as pesquisas que já fiz e ter contato com esse público maravilhoso, com esse local lotado, é realmente uma oportunidade ímpar do ponto de vista científico, acadêmico e de construção de novos valores da sociedade. O doutor Gilson é um grande jurista e pesquisador, ele realmente merece essa homenagem. Ele com certeza abrilhanta e muito as ciências jurídicas do país”, ressalta Borges.

“O convite surgiu do professor Gilson, que é magistrado e professor. A gente se conheceu e ele achou que eu poderia contribuir com esse evento. É um prazer imenso participar. O interior de São Paulo, do ponto de vista econômico, é muito produtivo, e há um movimento muito grande também do ponto de vista cultural e intelectual, e Araraquara não poderia ficar de fora”, completa Pacelli.

Nesta quinta, dia 17, a palestra “O Crime Organizado no Brasil: Desafios e Consequências”, foi ministrada pela Desembargadora de Justiça do Estado de São Paulo, Ivana David.

Silva relata que “o coração está forte e pulsando bastante”. “Foram noites de grande sucesso. Os palestrantes são especializados nas áreas, além de ter um saber geral, eles transitam por todas as matérias do saber, vamos dizer assim. Nós tivemos pessoas de alta capacidade profissional e que estão envolvidos tanto na área prática como também na acadêmica. Isso é fantástico para o nosso evento”, orgulha-se.

O chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e coordenador do curso de Direito da Uniara, Fernando Passos, ressalta que a Semana Jurídica foi composta por “grandes penalistas do país”. “O professor Gilson é um grande estudioso. Tivemos debates diários de A a Z, com visões contemporâneas e muito diferenciadas. Isso é o que forma a cabeça dos nossos alunos. A nossa obrigação é realmente trazer os pontos de vista e depois cada um segue conforme as suas convicções”, completa.

Emocionado, Passos afirma “que todos foram muito generosos na homenagem e espero que meu irmão, que fez por merecer essas homenagens e que são muito sentidas e honestas, ficando claro que os alunos o amavam muito e são gratos por ele, por sua dedicação”. “Essa homenagem foi um grande reconhecimento disso”, finaliza.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias