segunda-feira, 20, maio, 2024

5ª edição do Diploma Mérito Escoteiro é realizada na Câmara

Honrarias foram entregues em solenidade que reuniu integrantes dos dois grupos escoteiros de Araraquara

Mais lido

“Bravo, bravo, bravíssimo!” Pela quinta vez consecutiva, a Câmara realizou a entrega do Diploma Mérito Escoteiro, criado pela Lei Municipal nº 9.818/2019, de autoria do vereador Rafael de Angeli (Republicanos), que conduziu a solenidade realizada no Plenário da Casa de Leis na noite de quarta-feira (24).

“Durante meus dois mandatos eu tive o privilégio de restabelecer minha conexão com o movimento escoteiro, uma vez que fui um jovem lobinho durante a minha infância, e foi nesse período de reencontro que pude apreciar o valor e a importância do trabalho de cada um de vocês”, afirmou o parlamentar.

O evento, que também comemorou o Dia do Escoteiro, celebrado em 23 de abril e incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município pela Lei nº 6.870/2008, premiou 12 integrantes das duas unidades existentes na cidade – Grupo Escoteiro Morada do Sol e Grupo Escoteiro Araraquara “José Luiz Torquato” – divididos em seis categorias.

A honraria é um reconhecimento público aos membros de cada grupo do movimento que se destacaram no ano anterior pelo seu espírito escoteiro, aprendizado ou trabalho voluntário em prol da comunidade ou da própria equipe.

Antes do início da solenidade, houve a exibição de um vídeo produzido pela instituição “Escoteiros dos Brasil”, que mostrou ao público os princípios e a organização do Movimento Escoteiro, do qual podem participar crianças a partir dos 6 anos e meio e jovens até 21 anos, além de adultos voluntários de qualquer idade.

Valnei Pinotti, diretor presidente do Grupo Escoteiro Morada do Sol, iniciou sua fala relembrando a importância das atividades realizadas pela instituição e como ela atua na formação de pessoas, transmitindo valores diversos aos seus integrantes. “A gente sempre passa para eles que o nosso trabalho é plantar uma sementinha e mais para frente colhermos coisas boas”, concluiu.

Na sequência, Danilo Henrique Borsari, que é diretor presidente do Grupo Escoteiro “José Luiz Torquato”, comentou sobre a celebração dos 52 anos do seu grupamento, pioneiro na cidade. Ele agradeceu a honraria concedida, reforçando a importância do movimento, que hoje está presente em 187 dos 193 países que existem no mundo, reunindo milhares de pessoas.

Representante da Região Escoteira, Danilo Henrique Vaccari Moretti destacou em seu discurso que Araraquara tem mais de 300 escoteiros ativos, “colecionando inúmeras histórias e horas de trabalho voluntário, em uma dedicação que não é restrita somente a nossa cidade, pois somos parte de uma grande rede de escoteiros, que abrange todo o estado de São Paulo, com 24 mil membros”.

Após a entrega dos diplomas, Maria Eduarda Marques da Silva e Ana Beatriz Antonelli da Silva representaram os colegas e puderam compartilhar suas experiências nos respectivos grupos, como as mudanças que aconteceram em suas vidas desde que ingressaram no escotismo e as amizades conquistadas ao longo dos anos.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias