Quatro jogadoras da Ferroviária brilharam na cerimônia de entrega do Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet, premiação concedida aos principais destaques do Brasileirão, tanto no masculino quanto no feminino. E o dia foi inesquecível para a jovem atacante Aline Gomes, que recebeu três premiações: a Bola de Prata nas categorias de melhor atacante e de revelação do campeonato e a Bola de Ouro de melhor jogadora da competição. As outras afeanas que receberam a Bola de Prata foram Luciana (melhor goleira), Luana e Day Silva (melhores zagueiras).
A façanha das afeanas rendeu um elogio nas redes sociais do prefeito Edinho, que definiu como um dia histórico para Araraquara, reforçando a cidade como a ‘capital do futebol feminino’. “Fruto das categorias de formação das Guerreiras Grenás, Aline Gomes representa o que acreditamos do projeto do futebol feminino: trabalho sério e profissional com as categorias de base, que reforçam o time principal e mantêm o time competitivo, disputando títulos. Além de Aline Gomes, foram eleitas como melhores atletas de suas posições para a Seleção do Campeonato, representando a Ferroviária, a goleira Luciana, e as zagueiras Luana e Day Silva. Assim como Aline, Luana também é fruto das categorias de formação das Guerreiras Grenás. Parabéns, vocês são o orgulho para nossa cidade”, postou.
A premiação coroa uma temporada brilhante de Aline Gomes, que colaborou para a Ferroviária chegar à final do Brasileiro e levantar a taça da Copa Paulista. Artilheira da equipe no ano, a menina de 18 anos disputou 31 jogos na temporada, com 13 gols e cinco assistências. Pelo Brasileiro, foi titular em 16 dos 19 jogos e balançou as redes em 10 ocasiões. A jogadora nasceu em Tabatinga e chegou à Ferroviária em 2020, após se destacar em uma seletiva. Em 2021, conquistou a Liga de Desenvolvimento Sub-16, que rendeu a vaga na Conmebol Fiesta Evolución Sub-16, considerada a Libertadores da categoria, conquistada pelas Guerreiras Grenás em 2022. No ano passado, ela foi um dos destaques no Campeonato Paulista Sub-20, inclusive com o gol marcado na final sobre o São Paulo. Em menos de um ano, ela saltou da Seleção Sub-17 para a Seleção Sub-20 e em seguida para a Seleção Principal, onde foi uma das suplentes na Copa do Mundo deste ano.
Luciana também teve um ano marcante. Destaque nas maiores conquistas das Guerreiras Grenás, ela voltou a figurar nas convocações da Seleção Brasileira e no mês passado recebeu o Título de Cidadã Araraquarense. As zagueiras Luana e Day Silva também chamaram a atenção do país na disputa do Brasileirão e mostraram um futebol seguro e consistente. Luana foi revelada pelas categorias de base da Ferroviária e foi peça importante nas conquistas das duas Libertadores do clube. Day Silva chegou à Ferroviária para essa temporada, após sagrar-se campeã da Libertadores do ano passado pelo Palmeiras e mostrou seu potencial com a camisa grená.
Os outros premiados
O prêmio de melhor técnico do Brasileirão Feminino foi para Arthur Elias, que atualmente assumiu a Seleção Brasileira Feminina, após passagem marcante à frente do Corinthians. Também foram premiadas as jogadoras Kati (lateral-direita), Duda Sampaio (meia), Jheniffer (atacante), Yasmin (lateral-esquerda), Luana Bertolucci (volante), Vic Albuquerque (meia) e Brena (Santos). Amanda Gutierres (Palmeiras) levou a Bola de Prata como artilheira (14 gols) e Vanessinha (Cruzeiro) venceu a disputa do gol mais bonito da competição.
No masculino
No Brasileirão masculino, os vencedores da Bola de Prata foram Weverton (Palmeiras); Mayke (Palmeiras), Murilo (Palmeiras), Adryelson (Botafogo), Piquerez (Palmeiras); Villasanti (Grêmio), Pulgar (Flamengo), Arrascaeta (Flamengo), Raphael Veiga (Palmeiras); Luis Suárez (Grêmio) e Hulk (Atlético-MG). Abel Ferreira (Palmeiras) levou a Bola de Prata de melhor técnico e Endrick (Palmeiras) de revelação. Já a Bola de Ouro, concedida ao atleta eleito o melhor jogador do campeonato, foi para o atacante uruguaio Suárez, do Grêmio.