sexta-feira, 1, março, 2024

Agostinho Fiore: paixão por Frank Sinatra e histórias para a vida toda

Apaixonado pela obra de Frank Sinatra mostra coleção de discos e relata encontro inusitado com o cantor, que completaria 108 anos neste mês

Mais lido

Roberto Schiavon – Colaboração

Frank Sinatra, ícone da cultura norte-americana, completaria 108 anos no último dia 12 de dezembro. O cantor e ator tem milhares de fãs no mundo e certamente um de seus seguidores mais fiéis é o empresário araraquarense Agostinho Fiore, que tem muita história pra contar.

Aos 87 anos, Agostinho não somente é um orgulhoso colecionador da obra de Sinatra, como testemunhou dois shows do cantor, um no estádio do Maracanã, em 1980, e outro no Maksoud Plaza, em São Paulo, no ano seguinte.

“No Rio de Janeiro tinha muita gente, foi muito emocionante. Foi a primeira vez que Sinatra cantou no Brasil”, recorda Agostinho, um dos mais de 175 mil fãs que lotaram o Maracanã em 26 de janeiro de 1980 para ver um show do “The Voice”.

Encontro insólito

Mas foi no ano seguinte, em São Paulo, que admirador e ídolo verdadeiramente cruzaram seus destinos, em um episódio insólito, contado com muito bom humor por Agostinho.

Como é membro do Internacional Sinatra Society, organização que reúne fã-clubes do cantor no mundo todo, Agostinho Fiore foi um dos escolhidos para conhecer o artista nos camarins do Maksoud Plaza, antes do show de

São Paulo, em 1981.

Mas o encontro não saiu como esperado, ainda que tenha sido igualmente inesquecível para ele – e provavelmente para Sinatra também.

“Formamos uma fila para entrar no camarim e eu era o último da fila. Mas passamos da porta da sala onde ele estava. Quando fomos avisados, a ordem da fila inverteu e eu fiquei em primeiro lugar”, conta Agostinho.

Nervoso com a situação, ele acabou abrindo a porta do camarim e se deparou com Frank Sinatra, sentado em uma poltrona, fumando um cigarro e tomando seu uísque.

“A emoção foi muito grande e acabei desmaiando.

Quando acordei, as pessoas já estavam tirando fotos com Sinatra e eu fiquei lá atrás do grupo, meio grogue”, conta Agostinho, entre risos.

Música e cinema

Apaixonado por música e cinema desde a adolescência, Agostinho tem mais de 200 discos de Frank Sinatra em sua coleção. O acervo total referente ao cantor chega a 400 itens, incluindo discos, CDs e DVDs de edições especiais, raras e coletâneas, além de livros e revistas.

Em sua sala, ele vive cercado por discos e filmes de cantores e atores que representam uma época muito significativa da cultura pop.

Além de Sinatra, artistas da mesma época fazem parte do imaginário e da coleção de Agostinho, incluindo nomes como Aretha Franklin, Dean Martin, Sammy Davis Junior, Gene Kelly e Marilyn Monroe.

“Estou sempre ouvindo música ou assistindo um filme de Frank Sinatra e de outros artistas da época. É uma paixão que vem da adolescência e faz parte de toda minha vida”, resume o empresário.

Frank Sinatra

Frank Sinatra, que além do apelido “The Voice” também era conhecido como “Old Blue Eyes”, nasceu em Hoboken, pequena cidade na região metropolitana de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Filho de imigrantes italianos, iniciou sua carreira como cantor na década de 1940. Pouco tempo depois, tornou-se ator e fez parte do “Rat Pack”, grupo de artistas populares nas décadas de 50 e 60, que tinha como integrantes

também Dean Martin, Sammy Davis Junior, Shirley McLaine e Lauren Bacall.

Sinatra ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante em 1953, pelo filme “From Here to Eternity” e lançou vários discos de sucesso, chegando a vender 150 milhões de cópias em todo o mundo. Foi indicado ao Oscar de melhor ator em 1955, pelo filme “O Homem do Braço de Ouro”, e

recebeu 14 prêmios Grammy. Em 1972, recebeu o Oscar humanitário.

Entre os sucessos marcantes na voz de Sinatra estão canções como “My Way”, “Fly Me to the Moon”, “New York, New York”, “Strangers in the Night” e “That’s Life”. Uma de suas mais importantes colaborações foi

com o músico brasileiro Tom Jobim, no disco “Francis Albert Sinatra & Antônio Carlos Jobim” (1967).

Frank Sinatra nasceu no dia 12 de dezembro de 1915 e morreu em 14 de maio de 1998, vítima de um ataque cardíaco, aos 82 anos, em Los Angeles, California, nos Estados Unidos.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias