quinta-feira, 18, julho, 2024

Ala para adultos na UPA Central foi desativada  para reforma e ampliação

Com as duas principais UPA’s fechadas, usuários estão preocupados com uma possível superlotação da Unidade de Retaguarda do Melhado

Mais lido

Por José Augusto Chrispim

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o atendimento de adultos na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Central foi desativado às 23h59 desta terça-feira (11) temporariamente para o início das obras de reforma e ampliação da unidade.

Portanto, a partir desta quarta-feira (12), os adultos devem buscar atendimento 24 horas na Unidade de Retaguarda do Melhado (antigo PS do Melhado) ou na UPA Valle Verde. Lembrando que a UPA da Vila Xavier também foi desativada no último fim de semana para início das obras na unidade.

Já os atendimentos pediátricos serão mantidos na UPA Central, assim como será mantido também o serviço de referência de atendimento às vítimas de animais peçonhentos.

Sobre os atendimentos odontológicos realizados até então na UPA Central passarão a ser feitos no CEO-Araraquara (Centro de Especialidades Odontológicas “Prof. Dr. Raphael Lia Rolfsen”), localizado na Rua Amazonas, 760, Vila Xavier, nos horários da UPA, que é de segunda a sexta-feira, das 18h às 00h00 e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 00h00.

Capacidade de atendimento

Muitos usuários das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) se dizem preocupados com uma possível superlotação da Unidade de Retaguarda do Melhado que receberá pacientes tanto da UPA Central como da UPA da Vila Xavier. “O atendimento nas UPAs já é demorado normalmente, eu imagino como será agora com todo mundo sendo atendido no PS do Melhado. Espero que eles consigam manter o atendimento de forma aceitável”, questiona a web design Luna Torres.

Demanda dos usuários e dos funcionários

A reportagem questionou a Prefeitura sobre se o fechamento das duas principais UPAs da cidade ao mesmo tempo não seria um erro e se não seria mais prudente realizar as obras em períodos diferentes para não atrapalhar o atendimento dos pacientes.

A assessoria de imprensa do município respondeu que: “A desativação total da UPA da Vila Xavier e a desativação parcial da UPA Central (ala adulta) para o início da reforma e ampliação das duas unidades, com remanejamento de atendimentos para a Unidade de Retaguarda do Melhado, fazem parte de um plano de contingência traçado pela Secretaria Municipal de Saúde para atender as demandas das unidades no período das obras, considerando a estrutura física que o local oferece.

Toda a estrutura clínica utilizada nas UPAs para atendimento dos serviços remanejados está sendo instalada na UR do Melhado, com o objetivo de manter o atendimento com a mesma qualidade, considerando uma demanda média diária de 550 pacientes na UPA Central e uma média de 320 na UPA da Vila Xavier. E as obras, com previsão de 120 dias, vão ocorrer ao mesmo tempo em cumprimento aos prazos legais do convênio firmado com o Governo Federal. Conforme já divulgado, as reformas e ampliações das UPAS, que contarão com um investimento de R$ 6,9 milhões, fazem parte de um pacote de 24 obras na área da Saúde custeadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, sendo seis delas eleitas no Orçamento Participativo. Vale ressaltar que a reforma e ampliação das UPA atendem demanda da população e também dos funcionários da saúde que reivindicaram melhorias na estrutura das unidades inclusive com ação no Ministério Público do Trabalho. Reforçando ainda que a ala pediátrica continuará funcionando normalmente na UPA Central, assim como o serviço de referência de atendimento às vítimas de animais peçonhentos. Já os atendimentos odontológicos passarão a ser feitos no CEO- Araraquara (Centro de Especialidades Odontológicas “Prof. Dr. Raphael Lia Rolfsen”), localizado na Rua Amazonas, 760, Vila Xavier, nos horários da UPA, que é de segunda a sexta-feira, das 18h às 00h00 e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 00h00”.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias