sábado, 15, junho, 2024

Ala para adultos na UPA Central será desativado às 23h59 desta terça (11) para reforma e ampliação; pediatria continuará funcionando

Parte da população que usa as unidades de saúde está preocupada com uma possível superlotação da Unidade de Retaguarda do Melhado

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o atendimento de adultos na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Central funcionará até as 23h59 desta terça-feira, 11 de junho, e depois o serviço será desativado temporariamente para o início das obras de reforma e ampliação da unidade.

Portanto, a partir da 00h00 desta quarta-feira, os adultos deverão buscar atendimento 24 horas na Unidade de Retaguarda do Melhado (antigo PS do Melhado) ou na UPA Valle Verde. Lembrando que a UPA da Vila Xavier foi desativada neste fim de semana para início das obras na unidade.

Já os atendimentos pediátricos serão mantidos na UPA Central, assim como será mantido também o serviço de referência de atendimento às vítimas de animais peçonhentos. 

Sobre os atendimentos odontológicos realizados até então na UPA Central passarão a ser feitos no CEO-Araraquara (Centro de Especialidades Odontológicas “Prof. Dr. Raphael Lia Rolfsen”), localizado na Rua Amazonas, 760, Vila Xavier, nos horários da UPA, que é de segunda a sexta-feira, das 18h às 00h00 e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 00h00.

Parte da população que usa as unidades de saúde está preocupada com uma possível superlotação da Unidade de Retaguarda do Melhado que receberá pacientes tanto da UPA Central como da UPA da Vila Xavier.

UPAS serão reformadas e ampliadas

A Unidade de Retaguarda do Melhado (antigo PS do Melhado), localizada na Av. Eitor Bim, Vila Suconasa, ao lado do Samu, está recebendo toda a estrutura de clínicas da Vila Xavier e da UPA Central para garantir o atendimento da demanda.

As reformas das UPAS, que contarão com um investimento de R$ 6,9 milhões, fazem parte de um pacote de 24 obras na área da Saúde custeadas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, sendo seis delas eleitas no Orçamento Participativo.

A assinatura da Ordem de Serviço para início das obras fez parte da agenda do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Araraquara, no último dia 24 de maio.

Na UPA Central, na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, Via Expressa, o investimento de R$ 2.470.793,92 garantirá melhoria das áreas de emergência e observação; para isso será criada uma nova área de emergência, com novo abrigo para parada de ambulâncias. A observação pediátrica será ampliada e será criada uma nova área de isolamento; a antiga sala de emergência se transformará em sala de medicação; serão ampliadas as salas de esperas, tanto adulto como pediátrica; externamente à unidade serão criadas a área administrativa e o edifício para abrigar a equipe do Samu; também estão previstas para os ambientes existentes a troca completa de acabamentos, pintura geral do edifício, interna e externamente, e troca completa das telhas.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias