quarta-feira, 17, julho, 2024

Ala pediátrica da UPA Valle Verde será transferida para a unidade de saúde do bairro nesta sexta (14)

Atendimentos de adultos continuarão sendo realizados normalmente na UPA; processo de mudança para a unidade vizinha será das 7 às 17 horas

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, nesta sexta-feira (14), o atendimento pediátrico da UPA Valle Verde será  transferido para a Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Ednan Theodoro Nogueira”, que funciona ao lado da UPA. O atendimento de adultos continuará sendo feito normalmente.

A UPA Valle Verde será ampliada e reformada para melhorar o atendimento da população, assim como já está ocorrendo nas UPAs Central e Vila Xavier.

A transferência da estrutura da ala da pediatria da UPA Valle Verde para a Unidade de Saúde do bairro será feita das 7 às 17 horas. Durante este período da mudança, os casos pediátricos menos graves ainda estarão sendo realizados na UPA Valle Verde e os casos mais graves serão encaminhados pelo SAMU para a Upa Central, já que o atendimento de urgência em pediatria estará sendo montado na UBS.

A partir das 17 horas, concluído esse processo de mudança e instalação da estrutura, a UBS do bairro assumirá definitivamente o atendimento pediátrico 24 horas da UPA Valle Verde.

Na obra da UPA Valle Verde Central, com investimento de R$ 2.187.048,82, serão feitas, entre outra melhorias, reforma do telhado, com substituição calhas, rufos, condutores, cumeeiras e manutenção de estrutura existente, retirada e reposicionamento de painéis solares; instalação de SPDA; manutenção do reservatório de água; substituição de piso, soleiras e peitoris danificados; revisão dos aparelhos de ar-condicionado, adequar instalações; pintura de brises, gradis, portões, estruturas auxiliares de sustentação e elementos da fachada; manutenção de luminárias e complemento da iluminação existente; recuperação de paredes internas e externas, laje e forro que sofreram com infiltrações, recuperar trincas e fissuras; preparo e pintura geral; substituição de gabinetes e armários; retirada e reposição de mobiliário e equipamentos existentes; execução de blindagem da sala de raio-x; remoção de entulho e resíduos de obra e limpeza geral.

Reforma nas 3 UPAs

As reformas das UPAS, que contarão com um investimento de R$ 6,9 milhões, fazem parte de um pacote de 24 obras na área da Saúde custeadas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, sendo seis delas eleitas no Orçamento Participativo. A assinatura da Ordem de Serviço para início das obras fez parte da agenda do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Araraquara, no último dia 24 de maio.

As obras já começaram na UPA da Vila Xavier, que foi totalmente desativada e teve sua estrutura clínica transferida para a Unidade de Retaguarda do Melhado, e também na UPA Central, que teve a ala adulta transferida para a UR de Melhado, mas continua com a ala pediátrica atendendo normalmente.

Este remanejamento dos atendimentos das UPAs Central e da Vila Xavier para a Unidade de Retaguarda do Melhado faz parte de um plano de contingência traçado pela Secretaria Municipal de Saúde para atender as demandas das unidades no período das obras, considerando a estrutura física que o local oferece.

O objetivo é manter os serviços com a mesma qualidade, assim como o atendimento pediátrico da UPA Valle Verde que está indo para a unidade de saúde do bairro. E as obras ocorrem simultaneamente em cumprimento aos prazos legais do convênio firmado com o Governo Federal.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias