quarta-feira, 17, julho, 2024

Segunda fase da mostra de literatura contemporânea apresenta escritores araraquarenses

Evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (13) no Plenário da Casa de Leis com transmissão ao vivo pela TV Câmara

Mais lido

A segunda fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde desta quinta-feira (13), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 13 escritores araraquarenses. A atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, instituído pela Resolução nº 530/2023, e tem o objetivo principal de promover e dar visibilidade aos talentos literários locais, especialmente aqueles que publicaram obras nos últimos cinco anos.

A presidenta da Escola do Legislativo (EL), vereadora Luna Meyer (MDB), pontuou que os debates propostos pelos fóruns são extremamente necessários e com a literatura não poderia ser diferente. “Ao organizar essa mostra junto com a Escola, pude ter contato com o material de muitos escritores que antes não conhecia. Fui vendo o quão maravilhosa é a produção na cidade.”

Na mesa, Cidinha Pardini, que representou o Coletivo de Escritoras do MEA, agradeceu o espaço para que os escritores da cidade mostrassem seus trabalhos. “No MEA, acabamos de abrir um espaço para jovens escritoras e ilustradoras da cidade para que esse movimento caminhe e se fortaleça.”

Rodrigo Magosso, representando o Coletivo de Escritores de Araraquara, falou sobre a importância da iniciativa e Selma Salum Alves, representando a Academia Araraquarense de Letras, destacou a ação em prol da literatura. “Espero que tenhamos mais encontros como esse. Nossa academia está ficando agora bastante dinâmica, com membros novos, o que vem a agregar cada vez mais.”

Todos os escritores presentes e homenageados nessa segunda fase tiveram alguns minutos para se apresentarem e mostrarem um pouco de suas produções literárias. Saiba mais acompanhando a íntegra do evento aqui.

Escritores

Estão em destaque, nessa segunda fase, Anderson Piva, Elizânia Azanha, Flávio Karras, Ilma Rosa, Maitê Souza, Marcelo Correa, Marcelo Pereira, Marina Barros, Marlene Godoy, Rodrigo Magosso, Roberto Andreoni, Rosmari Capella e Selma Salum Alves.

Exposição

Dentro das atividades da Mostra, até o dia 28 de junho, o saguão da Câmara recebe a exposição que apresenta um pouco do trabalho dos escritores contemporâneos araraquarenses.

A iniciativa é uma colaboração com o Coletivo de Escritores de Araraquara, o Coletivo de Escritoras do MEA e a Academia Araraquarense de Letras. Foram indicados 30 escritores da cidade com produções literárias contemporâneas.

Sobre o Fórum

Fruto de proposta das vereadoras Luna Meyer (MDB) e Fabi Virgílio (PT) e dos vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (MDB) e Rafael de Angeli (Republicanos), o Fórum tem o objetivo de debater o estado atual e os desafios da literatura e da imprensa; divulgar a legislação nacional e internacional que protege e regula os direitos autorais e a liberdade de imprensa; incentivar o desenvolvimento cultural através da literatura e a prática do jornalismo ético e responsável; fomentar e divulgar a produção literária de escritores araraquarenses; e combater a desinformação e as fake news.

O Fórum Municipal de Literatura e Imprensa é um dos fóruns temáticos educativos da Câmara Municipal de Araraquara, instituído pela Resolução n° 511, de 9 de agosto de 2023, e deve ser realizado anualmente no mês de abril. Ele pode compreender seminários, encontros, podcasts, textos e postagens informativas, cursos, oficinas de escrita, palestras, cine debates, exposições e quaisquer outros eventos que cumpram os objetivos do fórum.

Importante destacar que as despesas decorrentes da execução da resolução correm por conta das dotações orçamentárias próprias da Câmara Municipal de Araraquara, suplementadas se necessário.

Serviço

Autores e obras destacadas

Anderson Piva – Linguamundo (2019) e Beberei a Vida às Borras (2022)

Elizânia Azanha – Diferente de Quem? (2022)

Flávio Karras – Pho Dah C (2024) e Indigesto – Contos Gástricos (2019)

Ilma Rosa – Recomeços Diários (2023) e Mulheres Inspiradoras (2024)

Maitê Souza – Joãozinho na História da Matemática (2023) e Descobrindo a Tabuada do Oito (2024)

Marcelo Correa – Débora Mental assim na terra como no céu (2019)

Marcelo Pereira – Hi-Merimã: A Floresta Sombria (2020) e O Canto do Beija-Flor (2022)

Marina Barros – E Se? (2019) e Futuro por Herança (2023)

Marlene Godoy – Caderno de Temas e Outros Poemas (2018) e Sentimentos (2021)

Rodrigo Magosso – Vamos Falar Sobre Peso (2023)

Roberto Andreoni – Minha Língua é um Ponteiro que Lambe o Tempo (2020) e Dentro do Peito a Língua do Sol Faz Nascer o Dia (em desenvolvimento)

Rosmari Capella – Antologia Vocábulo Irrestrito (2018) e Rodopios de Palavras (2019)

Selma Salum Alves – Balada da Lua no Ritmo da Vida (2013) e Verde Vida (2009).

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias