quinta-feira, 18, julho, 2024

Comcriar elege conselheiros e define diretoria para o mandato de 2024 a 2026

Pleito foi realizado nesta terça-feira (11) na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular

Mais lido

Nesta terça (11), a sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, no Centro, sediou a eleição dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara (Comcriar). O pleito objetivou a eleição de conselheiros para compor o mandato de dois anos, compreendendo o período de 2024 a 2026.

O Comcriar é responsável por articular e acompanhar as políticas públicas para esta população, aprimorar a mediação do setor público com as organizações representativas, realizar as mais diversas atividades e ações objetivando a garantia de direitos, além de fomentar um diálogo constante no sentido de potencializar melhorias para todos os envolvidos. Este conselho possui um total de 22 cadeiras, sendo 11 indicadas pelo setor público e 11 escolhidas pela sociedade civil. Destas últimas citadas, oito são indicações de instituições e três são conselheiros do Conselho do Orçamento Participativo (COP).

Na eleição desta terça, foram eleitos oito representantes de instituições da sociedade civil, cada qual ocupando uma cadeira no Comcriar, sendo estas as organizações: Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra); Lar Escola Redenção; Renascer; Ceproesc; Para DV; Instituto Colibri e Escola Mestre Jesus. Após a eleição, foi feita a formação, através de deliberação da plenária dos conselheiros eleitos, da mesa diretora do Comcriar, com os nomes responsáveis e as funções. Foram eleitas também duas organizações como suplentes: a AAEE como primeira suplente e Cristo Rei como segunda suplente.

Lígia Maria Costa Celante, representante da sociedade civil, foi eleita presidente do conselho. A vice-presidência ficou com Michelle Vicentine de Arruda Gomes, que foi uma indicação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Karina Flávia Petrônio Ducci Maia (indicação da Secretaria de Saúde) é a primeira secretária, enquanto Ivete Cristina Corrêa de Pauli (sociedade civil) é a segunda secretária. Gizela Gomides (sociedade civil) é a primeira tesoureira e Carolina Alves Guimarães (indicação da Secretaria de Cultura) é a segunda tesoureira.

Também participaram da solenidade o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; o gerente da Casa dos Conselhos, Lucas Baldo Tostes; o gestor de Projetos, Matheus Caracho Nunes; a mesa diretora do atual mandato representadas pela presidente Walkíria do Amaral; além dos candidatos às vagas da sociedade civil e os indicados pelo setor público. A previsão para a posse definitiva está marcada para o início do mês de julho de 2024.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias