Alunos de Gavião Peixoto vencedores do Ciência Para Todos conhecem o CDMF

A ideia vencedora dos alunos da EMEF Ermides Barsaglini Gulla adotou o tema da sustentabilidade

Mais lido

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Ermides Barsaglini Gulla”, de Gavião Peixoto, uma das vencedoras da terceira edição do Prêmio “Ciência Para Todos”, sob a orientação da professora Laís Goyos Pieroni, tiveram a oportunidade nesta segunda-feira, dia 9, de visitar e conhecer o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Os alunos foram recebidos por professores, pós-doutorandos e por dirigentes da Nanox e Katléia, empresas de base tecnológica (spin offs) geradas nos laboratórios do CDMF, e da Aptor, parceira do CDMF no Ludo Educativo, um projeto de difusão do conhecimento. Além de conhecer os laboratórios e equipamentos, houve palestras sobre as pesquisas, inovação e difusão nas áreas de energia renovável, saúde e meio ambiente realizadas pelo CDMF. “Mobilizamos toda nossa equipe para receber os estudantes. Essa vista coroa os objetivos do Ciência Para Todos, de estimular o interesse pela ciência, divulgar resultados de pesquisas e fortalecer a educação na área em escolas públicas”, disse o professor Elson Longo, diretor do CDMF.

Para a professora Laís Pieroni, a visita foi uma oportunidade única para os alunos. Além de ganharem o Prêmio Ciência para Todos, poder conhecer a Ciência sendo desenvolvida e aplicada na prática foi fantástico. Na turma que realizou a visita, apenas uma aluna havia visitado uma universidade pública. Como disse o pesquisador Dr. Ailton Moreira -que nos acompanhou e também de Gavião Peixoto-, esses alunos provavelmente foram a primeira turma do município a visitar uma universidade pública. Os alunos gostaram bastante dos laboratórios e das explicações apresentadas e ficaram surpresos com a diversidade de áreas e estudos que podem ser feitos em um centro de pesquisa”, declarou.

Ciência Para Todos

O Prêmio Ciência Para Todos é uma iniciativa da FAPESP e da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura. Este prêmio reconhece a importância da educação científica nas escolas e reforça o compromisso com o desenvolvimento de jovens talentos para a ciência e tecnologia.

O prêmio mobilizou cerca de 180 escolas das redes estadual e municipal do Estado de São Paulo, além de institutos federais de ensino médio técnico e profissionalizante e o Centro Paula Souza.

Gavião Peixoto

Em Gavião Peixoto, conhecida como “Cidade das Asas”, a ideia vencedora da EMEF Ermides Barsaglini Gulla adotou o tema da sustentabilidade, com o desenvolvimento do projeto “Práticas transformadoras na educação escolar: uso de um Parque Ecológico Municipal como recurso pedagógico para a popularização da Ciência e da Educação Ambiental”. Foram base do processo as disciplinas ciências, geografia e história, com seis ODS’s identificadas na pesquisa, sendo elas: Educação e Qualidade (4), Água Potável e Saneamento (6), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Ação Contra a Mudança Global do Clima (13), Vida na Água (14) e Vida Terrestre (15). A pesquisa teve origem em um problema levantado pelos alunos sobre a subutilização do Parque Ecológico Municipal de Gavião Peixoto em aulas práticas, além da falta de um programa de visitas monitoradas para escolas. Assim, o grupo buscou entender a importância do território em questão para estudantes e moradores da região, aproveitando o espaço como recurso pedagógico interdisciplinar e incentivando a interação entre escola e comunidade local.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias