sexta-feira, 1, março, 2024

Amor-Exigente de Araraquara-Ameara: 28 anos de história

O grupo se tornou referência e foi escolhida para ser regional passando a coordenar os grupos de São Carlos, Ibaté, Américo Brasiliense, Matão, Ibitinga e Bariri

Mais lido

Nestes 28 anos de histórias e de caminhos percorridos e iluminados por sonhos, propósitos e trabalho, muito há o que registrar.

Na origem, o Amor-Exigente, surge, com a denominação de TOUGHLOVE, nos Estados Unidos, como grupo de auto e mútua ajuda, para jovens com problemas com drogas e seus familiares. O livro, escrito por David e Phyllis York, apontava 10 pontos básicos que desestruturam famílias e apontava um caminho para o enfrentamento do contexto do uso e abuso de drogas.

Em 1984, Padre Haroldo Rahm, SJ, jesuíta texano, conhece o programa e o traz para o Brasil, para iniciá-lo com os pais, no trabalho de apoio para a recuperação dos dependentes. O livro foi traduzido para o português sob o título de AMOR-EXIGENTE e o programa começou a ser divulgado.

Em 1985, Mara Sílvia Carvalho de Menezes, chega aos colaboradores que percorrem esses caminhos, até hoje, e os projetam, no ideal, para mais 30, 40, 50 anos, programa a convite de Padre Haroldo e passa a trabalhar, na divulgação do programa e capacitação de voluntários, em 1986.

Em 1987, Dona Mara adapta o programa do AE ao contexto brasileiro, acrescentando dois princípios com duas temáticas: DISCIPLINA E AMOR aos 10 já existentes. Em 1988, com a rápida expansão dos grupos, marca-se o início da ação SOBRIEDADE, para acolher os jovens desejosos de recuperação. Também, no ano seguinte, são fundados os primeiros grupos de AMOR-EXIGENTINHO, ação de Prevenção, para crianças, adolescentes e jovens.

Em 1995, Maria Lucia O. Gil conhece o Livro “O QUE AMOR-EXIGENTE escrito por Mara Silvia C. Menezes. Ficou encantada com o Programa, foi conhecer de perto o Grupo de Taquaritinga que já funcionava e junto com alguns pais fundaram o AMEARA-AMOR EXIGENTE DE ARARAQUARA.

Com seus voluntários cheios de esperança e envolvidos no trabalho, o AMEARA tornou-se referência em Araraquara e Região e foi escolhida para ser regional passando a coordenar os Grupos de São Carlos, Ibaté, Américo Brasiliense, Matão, Ibitinga e Bariri.

Em 2012 foi implantada A PREVENÇÃO, para trabalhar com crianças, adolescentes e jovens.

Realizou capacitações nos Órgãos Municipais, tais como: Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Educação. Ministra palestras em Empresa e Escolas.

Desde 2012 tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação e ministra capacitação aos educadores da Educação Infantil para trabalharem com as crianças da Rede Municipal.

Em 2020 e 2021 durante a pandemia, se utilizou de recursos tecnológicos para não interromper a atuação das reuniões. Montou-se encontros on-line, facilitando a interação entre os grupos da Regional.

Tem participação ativa no COMAD – Conselho Municipal de Políticas sobre drogas.

O sonho dos voluntários está solidificado, pelo comprometimento de todos que seguiram e seguirão pelos caminhos sempre iluminados por essa linda história.

O AMERA agradece a todos os seus voluntários, coordenadores, colaboradores e os voluntários que percorrem esses caminhos, até hoje, e os projetam, no ideal, para mais 30, 40, 50.

A AMEARA fica na Avenida João Martins Nogueira, 120 – Jardim Brasília. As reuniões acontecem às segundas-feiras, das 20 às 22h.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias