APAE comemora 62 anos de fundação em Araraquara

A instituição atende mais de 300 famílias da cidade e possui sede própria

Mais lido

Nessa quinta-feira (28), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araraquara, comemorou o aniversário de 62 anos de fundação.

A entidade foi fundada no dia 28 de agosto de 1963, em uma assembleia geral realizada no salão nobre da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara. É uma entidade filantrópica sem fins lucrativos e foi implantada na cidade nove anos após a fundação da primeira Apae no Brasil, no Rio de Janeiro. Seu propósito é atuar na promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Atende a crescente demanda de pessoas com autismo e também pessoas com deficiência intelectual e múltipla que necessitam de apoio nas áreas de saúde, autocuidado, funcionalidade no ambiente doméstico, motora, comunicação, ocupacional, autodefesa, cognitiva, familiar, social e lazer, em busca da máxima autonomia ou cooperação e da participação efetiva em seu ambiente doméstico e na comunidade.

A instituição atende mais de 300 famílias da cidade e possui sede própria, localizada na Avenida Cientista Frederico de Marco, na Vila Xavier, funcionando desde 1975. A Apae Araraquara ocupa uma área de 12 mil metros quadrados, doada pelo Município (10 mil metros quadrados foram doados em 1975 e os outros 2 mil metros quadrados foram doados em 2009). São vários os eventos beneficentes tradicionais realizados durante o ano pela Apae: Chá das Mães e Voluntárias (maio), Arraiá da Bondade (junho), Comemorações do Aniversário da Apae (28 de agosto) e Feira da Bondade (novembro).

Mais Artigos

Últimas Notícias