quinta-feira, 29, fevereiro, 2024

Araraquara assina renovação do convênio do programa “Vivaleite”

Jacqueline Pereira Barbosa, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, representou a Prefeitura no ato realizado em Ribeirão Preto

Mais lido

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Araraquara, Jacqueline Pereira Barbosa, representou o prefeito Edinho nesta segunda-feira (11) em Ribeirão Preto, em solenidade que marcou a assinatura de renovação do convênio do “Vivaleite”, programa do Governo do Estado de São Paulo que tem o objetivo de beneficiar crianças de seis meses a seis anos em situação de vulnerabilidade social.

O “Vivaleite” é um convênio mantido entre a Prefeitura de Araraquara e o Governo do Estado de São Paulo, que distribui mensalmente para Araraquara um total de 8 mil litros de leite pasteurizado para o atendimento semanal de 530 crianças em situação de vulnerabilidade social cadastradas na Assistência Social da cidade. Os pais dos beneficiários retiram o leite em 11 pontos localizados em diversos bairros do município, dentre eles entidades socioassistenciais e escolas municipais.

Jacqueline frisou a importância do programa. “É um convênio que temos com o governo do Estado há um tempo e assinamos uma prorrogação de dois anos, ou seja, até dezembro de 2025 seguimos com esse convênio. O ‘Vivaleite’ é um programa extremamente importante para o município, pois permeia duas políticas importantes que são a Segurança Alimentar e a Assistência Social. As famílias identificadas pelos CRAS e pelo mapeamento do governo do Estado, com crianças de até seis anos, em situação de extrema vulnerabilidade, recebem semanalmente esse leite, via Segurança Alimentar. Então ele é um programa completo, que olha a vulnerabilidade e a questão do direito à Segurança Alimentar”, comentou a secretária, que foi à solenidade acompanhada de Rita Ferreira, coordenadora de Proteção Social da Prefeitura.
O ato contou com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, e prefeitos de municípios da macrorregião de Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto. “O objetivo primordial é combater a anemia por deficiência de Ferro, um mal que prejudica e atrasa o desenvolvimento das crianças. O leite garante o crescimento saudável tanto na parte física quanto mental de meninos e meninas”, destacou Gilberto Nascimento.

Sobre o “Vivaleite”

Em vigor há 23 anos, o “Vivaleite” é o maior projeto, do Brasil, de distribuição gratuita de leite pasteurizado enriquecido com Ferro e vitaminas A e D. Foi criado para combater a anemia na primeira infância, doença que pode levar à deficiência intelectual, déficit de aprendizado, prejudicar o sistema imunológico, afetar a disposição de crianças e contribuir para o seu isolamento. Além de ajudar no crescimento e na saúde infantil, o leite é também uma excelente fonte de hidratação.

Somando a região de Araraquara, Franca, Ribeirão Preto e Barretos, ao todo, serão cerca de 300 mil litros de leite, beneficiando cerca de 20 mil famílias, em um investimento de mais de R$ 1,5 milhão. Em todo o Estado de São Paulo, o VivaLeite favorece 190 mil crianças. São mais de R$ 200 milhões desembolsados com o programa.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias