segunda-feira, 20, maio, 2024

Araraquara conquista Prêmio Inclusão Produtiva do Sebrae SP

A solenidade na quinta-feira (11) lotou o salão social do Clube Monte Líbano, no Ibirapuera, na zona oeste de São Paulo

Mais lido

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, entregou ao vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, o prêmio Inclusão Produtiva do Programa Prefeitura Empreendedora do Sebrae –SP.

A solenidade na quinta-feira (11) lotou o salão social do Clube Monte Líbano, no Ibirapuera, na zona oeste de São Paulo com autoridades, dirigentes do Sebrae e representantes de mais de 250 municípios.

A Prefeitura conquistou pela primeira vez o prêmio com o Programa Coopera Araraquara, instituído em 2021, com o objetivo de desenvolver empreendimentos econômicos, solidários e organizados em cooperativas ou ainda sob outras formas associativas.

O Coopera Araraquara beneficia diretamente cerca de 500 pessoas que trabalham de modo coletivo e outras 2000 pessoas beneficiadas indiretamente. Eles estão distribuídos entre os 13 empreendimentos econômicos incubados pela Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária. São pessoas de baixa renda, pouca qualificação, mulheres chefes de família e também egressos do sistema prisional.

“O prêmio Inclusão Produtiva é a coroação de um grande projeto, iniciado em 2005. O Coopera Araraquara tem hoje 10 cooperativas e 3 associações, são centenas de pessoas que trabalham de forma solidária e participativa, gerando renda com dignidade e cooperação. É um grande orgulho para nossa cidade que acredita e aposta no cooperativismo” resume a coordenadora executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle.

Damiano Neto ressaltou o apoio do prefeito Edinho aos projetos de empreendedorismos e da parceria com o Sebrae para qualificação e orientações de formalização das cooperativas.

“A conquista engrandece a cidade e é inspirador para toda nossa equipe ter o trabalho reconhecido. A cada novo empreendimento solidário ocorre diminuição do desemprego, da desigualdade social e se recupera a dignidade do trabalhador. Nossa gratidão ao Sebrae pela parceria e aos cooperados que fazem as cooperativas prosperarem”, destacou Damiano Neto.

Também participaram do evento o vice-governador do estado de São Paulo, Felício Ramuth, o diretor superintendente do Sebrae SP, Nelson Hervey Costa, o diretor técnico do Sebrae SP, Marco Vinholi, o presidente da Alesp, André do Prado, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, o vice-presidente da Associação Paulista de Municípios, Marcelo Barbieri e outros convidados.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias