quinta-feira, 18, julho, 2024

Araraquara é a 12ª melhor cidade para se morar no Brasil

Estudo do jornal Gazeta do Povo avaliou critérios como saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana

Mais lido

Um levantamento realizado pelo jornal Gazeta do Povo colocou Araraquara na 12ª colocação entre as melhores cidades para se morar no Brasil. O veículo de comunicação sediado em Curitiba-PR compilou uma ampla base de dados, com base em levantamentos oficiais, para chegar ao resultado do estudo, que levou em conta os principais critérios usados para avaliar a qualidade de vida, que são segurança, boa infraestrutura, hospitais e boas escolas, prosperidade econômica e emprego.

Com a nota de 7,37 no ranking geral entre os 5.570 municípios brasileiros, a Morada do Sol só aparece atrás de São Caetano do Sul-SP (7,77), Fernando de Noronha-PE (7,73), Jundiaí-SP (7,62), Guaxupé-MG (7,59), Adamantina-SP (7,47), Extrema-MG (7,47), Presidente Lucena-RS (7,46), Alumínio-SP (7,45), Arabutã-SC (7,43), Jaci-SP (7,41) e Joaçaba-SC (7,39).

As estatísticas permitiram uma comparação direta entre os municípios tomando 21 indicadores como parâmetros. Com base nos dados mais atualizados de cada categoria, as cidades receberam uma nota geral de 0 a 10. Embora tenha lacunas devido à falta de alguns dados (por exemplo: não existe um banco de dados nacionais sobre o número de furtos em cada município), o levantamento é o mais abrangente possível.

Dentre as 100 primeiras cidades no ranking geral, 33 se encontram no estado de São Paulo, 29 são de Minas Gerais, 16 do Rio Grande do Sul, nove de Santa Catarina, seis do Paraná, três de Goiás, duas do Rio de Janeiro, uma do Mato Grosso do Sul e uma de Pernambuco. A nota média dos municípios brasileiros foi de 5,66 pontos. Apenas 167 cidades obtiveram nota 7 ou maior, como foi o caso de Araraquara.

Terceira melhor cidade

O ranking geral das melhores cidades do país inclui municípios de pequeno porte como Fernando de Noronha-PE, em segundo lugar, que possui apenas 3 mil habitantes, e Guaxupé-MG, em quarto, com 51 mil.

Quando se retira da lista os municípios com menos de 100 mil habitantes, restam 316 municípios e a relação aponta Araraquara na terceira colocação, atrás apenas de São Caetano do Sul e Jundiaí.

Detalhes do ranking

O levantamento da Gazeta do Povo inclui dez categorias diferentes, e utiliza um total de 21 indicadores. Alguns deles, por serem mais relevantes, ganharam maior peso no cálculo da nota final de cada cidade. Assim, os critérios avaliados foram: educação (peso 1,5), taxa de homicídios (peso 1,5), saúde (peso 1,5), economia (peso 1,5), infraestrutura (peso 1,5), expectativa de vida (peso 1), mortes no trânsito (peso 1), suicídios (peso 1), cultura (peso 1) e famílias em situação de rua (peso 1).

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias