Lançado em 22 de junho deste ano, no Palácio dos Bandeirantes, com o primeiro treinamento para representantes de 141 municípios do estado, a atividade preventiva da Defesa Civil do Estado de São Paulo contemplou a região de Araraquara nessa quinta-feira (24). Ao todo, 231 representantes de 41 municípios participaram da Capacitação de Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência.
Durante a abertura da reunião de trabalho, o secretário municipal de Cooperação em Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, que representou o prefeito Edinho, ressaltou a importância das normas de segurança, especialmente relativas às barragens.
“Uma capacitação muito importante e sobre um tema que adquiriu muita relevância diante de fatos recentes que abalaram o Brasil. O estudo das barragens e a elaboração de plano municipal é fundamental para a prevenção de acidente de grande vulto”, enfatizou o coronel ao recepcionar os visitantes.
Para o coordenador regional da Defesa Civil do Estado Amarildo Calegari, “o treinamento sobre segurança de barragens é extremamente importante para a Defesa Civil saber como agir em caso de rompimento de barragem e o plano de contingência é para ordenar os serviços”, resumiu Calegari, que ainda elogiou a estrutura da Defesa Civil em Araraquara e a acolhida aos participantes da capacitação.
A capacitação foi ministrada pelo tenente Tiago Luiz Lourençon, que é diretor do Núcleo de Análise de Risco, da Defesa Civil do Estado.
Também participaram da capacitação o coordenador municipal da Defesa Civil, Luiz Dall’acqua; o coordenador de gestão ambiental, Gelson Dantas, e a fiscal de Meio Ambiente Mônica Lago, ambos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.